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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6117395439543435 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Irailde Correia de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9450276332041514 | pt_BR |
dc.creator | Teixeira, Erica Vanessa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T17:08:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-31T17:08:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Erica Vanessa Santos. O marco normativo da educação infantil no Brasil e a criança pequena como sujeito de direitos: alguns apontamentos. 27 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6538 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito da criança | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O marco normativo da educação infantil no Brasil e a criança pequena como sujeito de direitos: alguns apontamentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta a síntese de uma pesquisa bibliográfica, que teve o objetivo de identificar como a Infância é abordada no Marco Normativo da Educação Infantil no Brasil, a partir da compreensão da criança enquanto sujeito de direitos. Definimos o recorte temporal dos últimos 30 anos, tomando a Constituição Federal de 1988 como grande referência. Buscamos, também, identificar alguns desdobramentos legais deste processo no Estado de Alagoas e no Município de Maceió. O estudo buscou responder às seguintes questões: o que o marco normativo da Educação Infantil no Brasil legitimou como direito da criança de zero a cinco anos de idade? Quais as concepções de infância presentes nesses textos legais? Os dados apresentados nesta pesquisa, contextualizam perspectivas da Educação Infantil (EI) – enquanto etapa da Educação Básica – estabelecendo uma articulação entre o contexto brasileiro e a realidade do estado de Alagoas e do município de Maceió. A partir de um breve estudo e análise do Marco Normativo da Educação Infantil em nosso país, nosso estado e em Maceió, o presente artigo recupera a trajetória de definição das políticas de educação infantil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O marco normativo da educação infantil no Brasil e a criança pequena como sujeito de direitos: alguns apontamentos.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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