00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Marcas de subjetividade em crônicas produzidas por alunos do PROEJA – IFPE
Autor(es): Lira, Eliane Angelim
Primeiro Orientador: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Beserra, Normanda da Silva
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar as marcas de subjetividade nas crônicas produzidas pelos alunos dos cursos técnicos integrados do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), ministrados no Instituto Federal de Educação de Pernambuco – IFPE, partindo da seguinte questão: de que modo a subjetividade desses alunos é evidenciada no gênero crônica? Através de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, constituiu-se um corpus, composto dos 50 textos, a partir de um modelo do gênero crônica, dos quais selecionou-se uma amostra de 10 crônicas, privilegiando-se, para a análise, categorias inerentes à crônica: tempo/espaço, memória, materialidade linguística. Para fundamentar teoricamente este trabalho no que se refere às questões relacionadas aos sujeitos do PROEJA e também às questões relacionadas ao ensino profissionalizante, buscou-se apoio em: Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Moura (2009), Paiva, J. (2004), Kuenzer (2002), Machado, L. (2006), Machado, M. (2009) e Rummert (2007); já os aspectos textuais, referentes a gêneros discursivos, apoiaram-se em Bakhtin (2003), Marcuschi (2001, 2003, 2004) e Brandão (2000); quanto aos aspectos relacionados à subjetividade, efetivamente marcada na escrita desses sujeitos, foram sustentados por Oliveira (2003, 2004, 2006), Larrosa (2002, 2010) e Certeau (2009). O resultado das análises das escritas dos alunos do PROEJA/IFPE leva ao entendimento de que a trajetória escolar desses jovens e adultos, eles, repletos de saberes, muitas vezes invisíveis aos olhos dos professores, porque desenvolvidos cotidianamente nas experiências vividas, e por isso não legitimados, valem-se de “estratégias” que os tornem visíveis, tendo em vista, principalmente, o aspecto da subjetividade que esse gênero possibilita imprimir ao texto.
Abstract: This paper aimed at analyzing subjectivity marks in the chronicle genre produced by students of integrated technical courses of the National Programme for Integration of Basic Education with the Professional Education in the modality of Youth and Adults (PROEJA), taught at Instituto Federal de Educação de Pernambuco- IFPE, based on the following question: how is the subjectivity of these students evident in the chronicle genre? It is a qualitative Field research, with a corpus composed of 50 texts from a sample of 10 chronicles, taking into account, for the analysis, the following chronicle categories: time /space, memory, linguistic materiality. In order based on issues related to students from PROEJA and Professional education this work was supported by Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005), Moura (2009), Paiva, J. (2004), Kuenzer (2002), Machado, L. (2006), Machado, M. (2009) and Rummert (2007). Whereas the textual aspects, referring to genres, this dissertation relied on Bakthin (2003), Marcuschi (2001, 2003, 2004) and Brandão (2000); on the issues related to subjectivity, effectively marked in the writing of these subjects, this work was supported by Oliveira (2003), Larrosa (2002, 2010) and Certeau (2009). The result of the analysis of the students‟ writings from PROEJA / IFPE lead to the understanding that the school trajectory of these young people, adults and seniors, they themselves, full of knowledge, often invisible to the teachers‟ eyes as it was developed through everyday experiences, and because of that it is not legitimate, these people rely on "strategies" to make them visible, regarding, especially the aspect of subjectivity that this genre makes it possible to be seen in the text.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Manuscrito escolar
Produção textual
Crônica
Gêneros discursivos
Subjetividade
PROEJA
Youth and adult education
School manuscript
Text production
Chronicle
Discursive genre
Subjectivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIRA, Eliane Angelim. Marcas de subjetividade em crônicas produzidas por alunos do PROEJA – IFPE. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6521
Data do documento: 19-ago-2011
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