00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Wanda Maria Junqueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565105678352914pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.creatorRosário, Elaine de Holanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7114392806083044pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T19:40:46Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2020-01-30T19:40:46Z-
dc.date.issued2012-04-13-
dc.identifier.citationROSÁRIO, Elaine de Holanda. Atividade docente: os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escrita. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6512-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the experience in teaching between senses and significations that an elementary school teacher gaveto the acquirement of writing by analyzing how is the configuration of the development of the real activity and the real of activity. The data collection of this study was made into a public school of the city of Maceió, in the school year of 2010, in an elementary second-year school class. The theoretical basis of this research was the Sociohistorical Psychology, Clinical Activity and acquirement of writing. Narrative interviews of life history, semi structured and centralized interviews, observations and filming sessions and simple self-confrontation were the procedures and methodological techniques applied. The result of the research finds out the teacher considers the experience in teaching as a profession that the professional has to love as a vocation. Also, the teacher considers the profession painful and easy to perform for women and said that sometimes is difficult to accomplish the work activity.She believed that the teacher function is preparing the students to live in society by demanding their rights and that in the 21th century is indispensable for the students to know how to write. Moreover, she said that the writing learning walks side by side with the writing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAtividade docentept_BR
dc.subjectAquisição da escritapt_BR
dc.subjectEscrita – Sentidos e significadospt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching activitypt_BR
dc.subjectAcquirement of writingpt_BR
dc.subjectWriting - Senses and meaningspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAtividade docente: os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi analisar a atividade docente, através dos sentidos e significados que uma professora do Ensino Fundamental atribui à aquisição da escrita, analisando como se configura a atividade real e o real da atividade. A coleta de dados deste estudo ocorreu numa escola da Rede Pública Municipal de Maceió, no ano letivo de 2010, numa turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Tivemos como pressupostos teóricos a Psicologia Sócio-Histórica, a Clínica da Atividade e a aquisição da escrita. Os procedimentos e as técnicas metodológicas utilizadas foram as seguintes: entrevista de narrativa da história de vida, entrevistas semi-estruturadas e centralizadas, sessões de observações e filmagens e de autoconfrontações simples. Quanto aos resultados, constatamos que a professora considera a atividade docente como uma profissão da qual o indivíduo tem que gostar e amar como uma vocação, e é uma profissão sofrida e fácil para a mulher realizar. A professora afirmou, ainda, que nem sempre o prescrito para sua atividade de trabalho era de fato realizado. Ela acreditava que a função do/a professor/a é preparar o/a aluno/a para viver em sociedade, buscando por seus direitos, e que é imprescindível que, em pleno século XXI, os/as alunos/as saibam escrever e, consequentemente, a aprendizagem da leitura ande em conjunto com a escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividade docente os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escrita.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.