00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6511
Tipo: Dissertação
Título: Delmiro Gouveia e o processo educacional desenvolvido no núcleo fabril da Pedra, no Sertão de Alagoas. (1902 – 1926)
Título(s) alternativo(s): Delmiro Gouveia and educational process developed in the core manufaturing of Stone in the hinterland of Alagoas
Autor(es): Nascimento, Edvaldo Francisco do
Primeiro Orientador: Verçosa, Elcio de Gusmão
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Telma de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Maynard, Dilton Cândido Santos
Resumo: Este texto constitui o relatório de uma pesquisa cujo tema central é a trajetória de Delmiro Gouveia como industrial e “civilizador”, no núcleo fabril de Pedra, situado no alto sertão de Alagoas. Considerando o período que vai de 1902 a 1926, em que Gouveia e, depois, seus descendentes, atuaram, primeiro no beneficiamento e comércio de peles, e depois na montagem de uma usina hidrelétrica e uma fábrica de linhas de coser, o estudo analisa, de modo particular, o processo de socialização de trabalhadores rurais do sertão de Alagoas e dos Estados circunvizinhos para a vida urbana e fabril. Esse processo de incorporação de massas rurais à indústria, denominado, frequentemente, por muitos, como “processo civilizatório”, por conta de ser tomado como modelo desejável de mentalidade e conduta para o operariado, aquele adotado pela indústria europeia e estadunidense, e que eu designo aqui como “educacional”, é considerado levando-se em conta as políticas educativas desenvolvidas na Pedra, as quais são vistas à luz das ciências sociais e da pedagogia, tematizadas e postas em prática no Brasil no mesmo período. Delmiro Gouveia é olhado aqui como aquele que, com a construção de um núcleo fabril, iniciou um ciclo de desenvolvimento industrial e de urbanização de curta duração, mas, que ainda hoje é descrito como modelo de capitalismo progressista e civilizado por visitantes da Pedra, e tomado por intelectuais, jornalistas, políticos e escritores de várias vertentes ideológicas como exemplo de experiência desenvolvida no sertão, digna de ser admirada e seguida em todo o Brasil, na Primeira República, como nos dias atuais. É feita, nesse trabalho, a análise de princípios e práticas escolares, a par da consideração da imposição de novos hábitos e os modos de torná-los efetivos, buscando entender seus efeitos sobre o próprio sertão e seus habitantes, no contexto da República Velha, enquanto são problematizados os ideários educacionais republicanos, os conceitos vigentes sobre o sertanejo e o sertão e o processo de escolarização desenvolvido no sertão de Alagoas, nas primeiras décadas do Século XX.
Abstract: This text is the final report of a research effort on Delmiro Gouveia as industry chief and “civilizing” agent for the Vila da Pedra, in the Alagoas Hinterland. Covering the period from 1902 through 1926, when Gouveia and, after him, his descendants, were active first in the skin trade and then in the building of a hydroelectric plant and the incorporation of a thread factory, this study analyses the process of urbanization and factorization of the rural workers of the Sertão of Alagoas and the neighboring states. This process of transplanting the rural masses into the industrial way of life, lauded by many as a “civilizing process” for attending to the mind-frame of the European and American proletariat taken as a model, and which I’d rather call “educational”, is viewed from the perspective of the educational policies effectively implanted at Pedra, which in their turn are viewed in the light of the social sciences and the pedagogy then thought and practiced in Brazil. Delmiro Gouveia is thus viewed as one who, by building up an industrial complex, was responsible for kick starting a short-lived cycle of industrial development and urbanization which is, nevertheless, described up until now by visitors and students of the phenomenon (intellectuals, journalists, politicians and authors of almost every ideological bent) as a model of progressive and civilized (humane) capitalism worthy of admiration and imitation all over Brazil then and now. This study pursues these goals through the analysis of School principles and practices as well as the imposition of new habits and of the ways of making them effective, trying to understand their effects on the Hinterland and its inhabitants in the Old Republic against the backdrop of the republican educational ideals, the prevailing concepts regarding the hinterland man and country and the processes of schooling in Alagoas in the first decades of the 20th Century.
Palavras-chave: Gouveia, Delmiro, 1863-1917
Alagoas – Educação – História
Processo civilizatório
Sertão alagoano
República
Delmiro Gouveia
Republic
Civilization process
Education
Alagoas Hinterland
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Edvaldo Francisco do. Delmiro Gouveia e o processo educacional desenvolvido no núcleo fabril da Pedra, no Sertão de Alagoas. (1902 – 1926). 2019. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6511
Data do documento: 26-mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.