00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6507
Tipo: Dissertação
Título: O tratamento dado às juventudes nos gêneros textuais do livro didático de ciências sociais da educação de jovens e adultos
Autor(es): Lima, Divanir Maria de
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Eliane Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosimeire Reis da
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo as juventudes na Educação de Jovens e Adultos, tendo como pergunta norteadora: Qual o tratamento dado às juventudes nos gêneros textuais do livro didático (LD) de Ciências Sociais, utilizado na 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos? Tendo como locus salas de aula de pós-alfabetização, na Rede Municipal de Ensino da cidade de Arapiraca. O estudo teve como categoria de análise a juventude tendo o Livro Didático e os gêneros textuais como subcategorias. Aportando-se em teóricos como: Carrano (2002, 2003, 2009), Sposito (1997, 2002, 2003), Andrade (2004, 2008, 2009), Levi e Schmitt (1996), Choppin (2004), Moura (2007), Oliveira (2007), Coracine (1999), Marcuschi (2008), Santos (2004), Bardin (2009), Ludke e André (2005, 2007), Flick (2009), Chizzotti (2006), entre outros. Constituiu-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como estratégia de pesquisa, o estudo de caso do tipo etnográfico. Realizamos estudos teóricos e pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos de coleta: questionários, entrevistas, análise documental, grupos focais e observações com registro em Diário de Campo. A análise dos dados se deu com base na técnica de Análise de Conteúdo (AC). Reunindo todas as fontes de conteúdos, a análise evidenciou que, o LD analisado na sua grande maioria negligencia as juventudes e, quando estas timidamente aparecem, são tratadas etariamente, tidas como um período transitório marcado pelo desenvolvimento biopsíquico negando assim sua condição de sujeito histórico, social e cultural. Por outro lado, docentes e discentes da EJA, trilhando o caminho da superação da etarização e, para além das margens do LD, visualizam as juventudes como uma categoria que se constrói, como um estado de espírito, como sujeitos reais e sua inserção na EJA como fator positivo.
Abstract: This work’s object of study concerns the youth in Youth and Adult Education (EJA, in Portuguese). Our guiding question is: What treatment is given to youth in textual genres in the Social Sciences textbooks used on the third phase of Youth and Adult Education. The locus of our research was post-literacy classrooms from the Municipal Schools in the city of Arapiraca, Alagoas. The study had as a category of analysis, the youth and as subcategories, the textbook and textual genres. It was based in theorists, such as: Carrano (2002, 2003, 2009), Sposito (1997, 2002, 2003), Andrade (2004, 2008, 2009), Levi and Schmitt (1996), Choppin (2004), Moura (2007), Oliveira (2007), Coracine (1999), Marcuschi (2008), Santos (2004), Bardin (2009), Ludke and André (2005, 2007), Flick (2009), Chizzotti (2006), among others. It consisted of a qualitative research, taking as a research strategy, the ethnographic case study. We carried out theoretical studies as well as a field research using as data collection instruments: questionnaires, interviews, document analysis, focus groups and field diaries. Data analysis was based on the content analysis technique. Combining all content sources, the analysis showed that most of the textbooks analyzed neglect the youth, and when they timidly appear, they are treated as by age, as a transitional period, marked by the biopsychic development, and this way denies the condition of the young as a historical, social and cultural subject. On the other hand, teachers and students from EJA (Youth and Adult Education), following the path of overcoming ageism, and far beyond the margins of the textbook, visualize the youth as a category that builds themselves, as a state of mind, as real individuals, and their insertion in “EJA” as a positive factor.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ciências sociais – Livro didático - Juventude
Juventude – Gêneros textuais
Gêneros textuais – Análise de conteúdo (comunicação)
Youth and Adult Education
Social sciences - Textbook - Youth
Youth - Text genres
Text genres - Content analysis (communication)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Divanir Maria de. O tratamento dado às juventudes nos gêneros textuais do livro didático de ciências sociais da educação de jovens e adultos. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6507
Data do documento: 1-mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.