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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6506
Tipo: | Dissertação |
Título: | O signo “segurança pública” na matriz curricular unificada da SENASP: condições de produção e efeitos de sentido |
Título(s) alternativo(s): | The sign “public safety” in the mother of unified curriculum SENASP: production conditions and effects of sense |
Autor(es): | Ferreira, Deyvid Braga |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lameiras, Maria Stela Torres Barros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diogenes, Elione Maria Nogueira |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar quais os efeitos de sentido do signo “segurança pública” trazidos pela Matriz Curricular Nacional para a formação do profissional em Segurança Pública no Brasil, a partir da análise do discurso oficial que prega “segurança pública com cidadania”. Nossas hipóteses são que as propostas contidas na Matriz Curricular Nacional indicam uma tendência de subserviência aos ditames do capital, além de que as Posições Ideológicas que permearam a elaboração da Matriz Curricular mostram uma tentativa de re-significação do signo “segurança pública”. Nosso aporte teórico e metodológico baseia-se no materialismo histórico dialético (MARX & ENGELS: 2006, 2007; MARX, 2006; MÉSZÁROS: 2007, 2008, 2009; LESSA, 2006; TONET, 2009 e TONET & LESSA 2004) e na Análise do Discurso de Linha Francesa (PECHEUX: 1977, 1995, 1997; ORLANDI: 1993, 1997, 2005 e GREGOLIN 2004), a fim de analisar o quadro de evolução histórica de como o direito á segurança pública foi inserido em nossa Constituição. Com isto, pudemos desvelar os efeitos de sentido do signo “segurança pública” presente na matriz curricular da SENASP/MJ. O resultado obtido nos revelou que é díspar tal conceito na matriz curricular e no ensino policial Brasileiro. Com isto, tal matriz camufla a precarização do trabalho em segurança pública, impondo aos trabalhadores os ditames do capital, voltados aos ajustes neoliberais |
Abstract: | This inquiry has aim is investigated which by the effects of sense of changes brought by the Womb Curriculum national for the formation of the professional in public security in Brazil, from the analysis of the official speech that preaches “ public security with citizenship ”. Our hypotheses are that the proposals contained in the Womb Curricular United indicate a tendency of subservience to the dictates of the capital, besides which the Ideological Positions that permeated the preparation of the Womb Curricular show an attempt of re-signification of the signs of the public security. Ours theoretician docks and methodology it is based on the historical dialectic materialism (MARX & ENGELS: 2006, 2007; MARX, 2006; MÉSZÁROS: 2007, 2008, 2009; LESSA, 2006; TONET, 2009 e TONET & LESSA 2004) and in the Analysis of the Speech of French Line, in order to analysis the picture of historical evolution of as the right to public security was inserted in our constitution. With this, we will be able to reveal what really means the public present security in the womb curriculum of the SENASP/MJ. The obtained result showed us that it is unequal such a concept in the womb curricular and in the police Brazilian teaching. With this, such a womb camouflages the precariousness of the work in public security, imposing on the workers the dictates of the capital, turned to the agreements neoliberalism and values of precariousness of his work. |
Palavras-chave: | Segurança pública Matriz curricular Análise do discurso Policiais – Ensino especializado Policiais – Formação profissional Public security Pattern Curriculum Analysis of Discourse Police Officers - Specialized Education Police officers - Vocational training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERREIRA, Deyvid Braga. O signo “segurança pública” na matriz curricular unificada da SENASP: condições de produção e efeitos de sentido. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6506 |
Data do documento: | 30-jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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