00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6505
Tipo: Dissertação
Título: Relações com os saberes da língua inglesa entre estudantes do proeja do IFPE – Campus Recife – um estudo de caso
Autor(es): Barbosa, Denise Silva
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rosemeire Reis da
Resumo: Esta dissertação apresenta e fundamenta uma pesquisa que teve como objetivo entender quais os sentidos e as expectativas da aprendizagem de inglês para os estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, durante o ano de 2010. Como aporte teórico, utilizamos, além da teoria da Relação com o Saber, de Charlot (2000 e 2005), os estudos sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, no caso, o inglês, na educação básica, desenvolvidos por Almeida Filho (2009), Brown (1994) (2005a) e os estudos sobre crenças baseados em Barcelos (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados questionários aplicados a 123 estudantes e 16 entrevistas com alunos de turmas iniciantes e concluintes dos três cursos do PROEJA, quais sejam: Refrigeração e Ar Condicionado, Eletrotécnica e Mecânica Industrial. As referidas teorias trouxeram importantes subsídios para a análise dos dados da pesquisa porque abordam a questão dos saberes e do conhecimento escolarizado e sua importância para o ser humano. Os resultados apontaram que os estudantes têm uma boa aceitação da Língua Inglesa, apesar das dificuldades na sua aquisição e atribuem sentidos relacionados às aprendizagens instrumentais/profissionais, relacionais e afetivas e identitárias.
Abstract: This dissertation presents and it is based on a study that aimed to understand what meanings and expectations are conceived in relation to English learning according to students of Professional Education Program in the Modality of Youth and Adult Education (PROEJA) at the Federal Institute of Technologic and Scientific Education of Pernambuco (IFPE), Recife Campus during the year 2010. As a theoretical contribution, besides the theory of Relation to Knowledge by Charlot (2000, 2005), we used studies on teaching and learning of foreign languages, in this case, English, basic education developed by Almeida Filho (2009), Brown (1994), Paiva (2005a) and the study of beliefs based on Barcelos (2006). The work is a basic interpretive qualitative research that used as questionnaires instruments for data collection, applied to 123 students of professional high school and 16 interviews with students of professional high school of three PROEJA courses namely: Refrigeration and Air Conditioning, Electrotechnics and Industrial Mechanics. These theories have brought important insights for the analysis of survey data because they address the issue of knowledge and schooled knowledge and its importance for humans. The results showed that students have a good acceptance of the English language, despite the difficulties in the acquisition and attribute meanings related to Instrumental/ Professional, Relational, Emotional and Identity Learnings.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Língua inglesa – Aprendizagem
Relação com os saberes
PROEJA
Youth and adult education
English language - Learning
Relation to knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARBOSA, Denise Silva. Relações com os saberes da língua inglesa entre estudantes do proeja do IFPE – Campus Recife – um estudo de caso. 2019. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6505
Data do documento: 10-set-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.