00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee2Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.creatorMelo, Delma Cristina Lins Cabral de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101896656324787pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T19:02:35Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2020-01-30T19:02:35Z-
dc.date.issued2011-06-15-
dc.identifier.citationMELO, Delma Cristina Lins Cabral de. O ensino da produção escrita em inglês numa abordagem de gênero textual: o artigo de opinião. 2019. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6504-
dc.description.abstractThis dissertation presents the report of a didactic sequence accomplished through a research-action of pedagogic intervention. It is about an experience of teaching of textual production in the English language using the opinion article, textual gender marked by argumentation. The work had an experimental character and was carried out with students of the 7th period of the Course of English Languages (Teacher Formation Course) at UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), Campus Arapiraca, in the second semester of 2009.The research is characterized also as qualitative and it used questionnaires, field diaries and analysis of the corpus which was composed by the written production of the students. The theoretical foundation is based on the theory of textual genre in the sociointeractional (Marcuschi, 2002) and social-rhetorical conceptions (Miller, 1994, Bazerman, 2005), focusing argumentation as a rhetorical-discursive activity, and its achievement in the linguistic surface, through the textual aspects and linguistic resources. The discursive and logical markers were emphasized, with special attention to the interphrasal connectors. From the teaching point of view, the research-action had two different phases: the phase of the implicit instruction, in which there was the exhibition of the students to the opinion article genre, and the phase of the explicit instruction, in which the students were taught in a formal and systematized way the components of the textual structure of the genre, the argument types and the discursive markers that usually appear in opinion genres. The analyses and the evaluation of the texts occurred from the comparison of the students' textual production in the two phases of the teaching. The analysis of the data demonstrated that the results of the didactic experience were positive.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInstrução implícita e explícitapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectImplicit and explicit instructionpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino da produção escrita em inglês numa abordagem de gênero textual: o artigo de opiniãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o relato de uma sequência didática realizada através de uma pesquisa-ação de intervenção pedagógica. Trata-se de uma experiência de ensino de produção textual na língua inglesa utilizando-se o artigo de opinião, gênero textual marcado pela argumentação. O trabalho teve um cunho experimental e foi realizado com alunos do 7° período do Curso de Letras da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas, Campus Arapiraca) no 2° semestre de 2009. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utilizou questionários, diários de campo e análise do corpus que foi a produção escrita dos graduandos. A fundamentação teórica situa-se na teoria de gêneros textuais nas concepções sociointeracional (Marcuschi, 2002) e sócio-retórica (Miller, 1994, Bazerman, 2005), focalizando a argumentação como atividade retórico-discursiva, e também sua realização na superfície linguística, através dos aspectos textuais e recursos linguísticos. Foram enfatizados os marcadores discursivos e lógicos, com especial atenção aos conectores interfrasais. Do ponto de vista do ensino, a pesquisa-ação teve duas fases distintas: a fase da instrução implícita, em que houve a exposição dos alunos ao gênero artigo de opinião, e a fase da instrução explícita, em que foram ensinados de maneira formal e sistematizada os componentes da estrutura textual do gênero, os tipos de argumento e os marcadores discursivos que geralmente aparecem nos gêneros opinativos. As análises e a avaliação dos textos se deram a partir da comparação da produção textual dos alunos nas duas fases do ensino. A análise dos dados demonstrou que os resultados da experiência foram positivos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da produção escrita em inglês numa abordagem de gênero textual o artigo de opinião.pdf27.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.