06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Everton Resede dos-
dc.contributor.referee2Santana, Pedro Abelardo de-
dc.creatorSantos, Gustavo Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-30T18:52:47Z-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2020-01-30T18:52:47Z-
dc.date.issued2019-11-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Gustavo Pereira. Patrimônio e educação patrimonial na rede estadual de ensino na cidade de Penedo - AL (2016-2019). 2020. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6502-
dc.description.abstractThis paper seeks to analyze the ministry and perception of heritage education in the state school system of the city of Penedo-AL in the period 2016-2019.s. Penedo, located on the banks of the São Francisco River, since the 16th century has been one of the most important centers of the captaincy, and hence of the province of Alagoas. It is from this period that several monuments were built that remain to the present day and preserving this heritage is fundamental. In this research we will present a brief history of the city, brushing for its influence during the colonial and imperial period, until its decline in the early twentieth century. We will present the concepts of collective memory and its influence on the formation of collective identity, notions of cultural heritage and their various versions and how it is treated in Brazilian law. Next, the field research and analysis of data collected through questionnaires consisted of 11 closed questions asked to students of the state school of Penedo and teachers. Thus, we seek to understand how heritage education in the city, pointing to the need for memory to be preserved and for youth to have access to Penedo's culture and history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Brasilpt_BR
dc.subjectHistória - Alagoaspt_BR
dc.subjectPenedo - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titlePatrimônio e educação patrimonial na rede estadual de ensino na cidade de Penedo - AL (2016-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar a ministração e percepção da educação patrimonial na rede estadual de ensino da cidade de Penedo-AL no período de 2016-2019.s. Penedo, situada nas margens do Rio São Francisco, desde o século XVI destaca-se como centro um dos mais importantes núcleos da capitania e por conseguinte da província de Alagoas. É desse período que foram construídos vários monumentos que permanecem até os dias atuais, portanto preservar esse patrimônio é fundamental. Nessa pesquisa apresentaremos uma breve história da cidade, pincelando por sua influência durante o período colonial e imperial, até chegar seu declínio no início do século XX. Apresentaremos os conceitos de memória coletiva e a sua influência na formação da identidade coletiva, além de noções de patrimônio cultural e suas várias versões e como é tratada na legislação brasileira. A seguir, a pesquisa de campo e a análise de dados coletados através de questionários que consistia de 11 perguntas fechadas feitos aos estudantes da rede estadual de ensino de Penedo e dos professores. Buscamos, dessa forma, compreender como é a educação patrimonial na cidade, apontando a necessidade de que a memória seja preservada e que a juventude tenha acesso a cultura e história de Penedo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrimônio e educação patrimonial na rede estadual de ensino na cidade de Penedo - AL (2016-2019).pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.