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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6497
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção da autoria em textos de alunos do 7º e 8º anos do Ensino fundamental: a pontuação no gênero memórias literárias |
Título(s) alternativo(s): | The construction of authorship in texts of students from 7th na 8th grades of Elementary school. The punctuation in literary memory genre |
Autor(es): | Silva, Cleide Calheiros da |
Primeiro Orientador: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Andréa da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Juliene da Silva Barros |
Resumo: | Construída no terreno da Linguagem e no da Educação, esta dissertação intenciona provocar reflexões acerca da necessidade (e da urgência) de a noção de autoria ser vista como um princípio de escritura, como um objeto escolar – um conteúdo a ser “ensinado” –, dentro do ambiente escolarizado. A partir disso, a compreensão da forma como um aluno se torna autor daquilo que escreve é fator de grande importância para o desenvolvimento de sua competência discursiva. A conquista dessa competência se apresenta como fator indispensável dentro do processo de ensino e aprendizagem. E a aquisição dela se dá em diversos níveis, desde a constituição do aluno como leitor ao trabalho interdisciplinar entre as mais diferentes áreas do saber estudadas no ambiente acadêmico. Trazer, portanto, não somente a ação pedagógica para o centro do debate, como também a formação do professor é determinante para que os processos educativos no que diz respeito à difusão de boas práticas de produção textual dentro da escola estejam sempre presentes e em constante vitalização, a fim de os estudantes se constituírem como alunos-autores dos seus processos enunciativos. Mais do que em qualquer outra época é importante que se faça hoje uma discussão teórico-reflexiva a respeito das noções de escrita, autor e autoria com o objetivo de refletir sobre as probabilidades de se trabalhar com a escrita autoral e a construção do sujeito-autor no ambiente escola. Para tanto, as obras de Roland Barthes, Michel Foucault, Mikhail Bakhtin, Sírio Possenti e Eduardo Calil dão forma à discussão entre escrita, autor(ia) e ensino, que constrói a noção de autoria e sujeito-autor proposta neste trabalho. O diálogo com quatro produções de textos de alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas brasileiras – mais precisamente com os textos do gênero Memórias Literárias produzidos, em 2014, para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP) – demonstra como se dá a construção da autoria, na busca pelo entendimento de como os estudantes se constituem como sujeitos-autores daquilo que enunciam, dentro da escola, ao fazerem uso dos sinais de pontuação, a partir da orientação do material didático da OLP e da mediação do trabalho do professor. Os resultados mostraram como a questão da escrita, na escola, manifesta uma experiência singular de um sujeito que se faz autor exatamente ao passar por ela, deixando-se abarcar e ser abarcado pela vivência do escrever, especialmente diante de um trabalho sério de produção textual. Quanto mais os alunos se apropriam da competência escritora, mais deixam marcas de sua subjetividade (e indícios de autoria) nos textos que produzem. E, para que isso aconteça, a escrita, dentro da escola, deve ser promovida, a exemplo do que acontece na OLP, a partir de ações conectadas com as experiências subjetivas e singulares do processo de escritura de textos dos mais variados gêneros do discurso – possibilitando, assim, o estabelecimento da autoria e da construção do sujeito-autor. |
Abstract: | This dissertation – built on the Language and Education field – aims to provoke reflections about the necessity (and the urgency) of the notion of authorship to be seen as a principle of writing, as a school object – an object to be ¨taught¨ - , inside a literate environment. From this, the comprehension of form as a student becomes author of what is written is a great important factor for the development of his discursive competence. The achievement of this competence is shown as an essential factor inside the teaching and learning process. And its acquisition happens in several levels, since the constitution of the student a reader to the interdisciplinary work among the most different knowledge areas studied in the academic environment. To bring, therefore, not only the pedagogic action to the center of the debate, as well as the teaching training is decisive so that the educative processes concerning to dissemination of good textual production practices of school is always present and in Constant vitalization, in order to the students constitute themselves as authors-students of their own enunciative processes. More than in any other era, nowadays it is important to be done a theoretical- reflexive discussion concerning the writing notions, author and authorship as the objective of reflecting about the probabilities of working with the authorial writing and the construction of individual- author in the school environment. For this purpose, the works of Roland Barthes, Michel Foucault, Mikhail Bakhtin, Sírio Possenti and Eduardo Calil give form to the discussion between, writing, author(ship) and teaching, that builds a notion of authorship and individual- author proposed in this work. The dialogue with four text productions of students from Basic Education of brazilian public schools – more accurately with the texts of Literary Memories genre produced, in 2014, to the Portuguese Language Olympics Writing the Future (PLO) – demonstrates how comes the authorship construction, in seeking the understanding of how the students constitute themselves as individual- authors of what they announce, inside the school, using the punctuation sings, from the orientation of the didactic material from PLO and the mediation of the teacher work. The results shown how the writing question, in school, expresses a singular experience of an individual who becomes an author exactly when passing through it, letting themselves embrace and to be embraced by the writing experience, especially in the face of a serious work of textual production. The more the students appropriate themselves of the writing competence, the more they leave marks of their subjectivity (and authorship sings) in the texts they produce. And, to make it happen, the writing, inside the school, must be promoted, as it happens in PLO, from connected actions to subjective and singular experiences of the writing process of texts from the most diverse discourse genres – enabling, this way, the establishment of authorship and the constitution of the individual- author. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Escrita Sinais de pontuação Autoria – Educação Teaching and Learning Elementary School Writing Punctuation Sings Education Authorship - Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Cleide Calheiros da. A construção da autoria em textos de alunos do 7º e 8º anos do Ensino fundamental: a pontuação no gênero memórias literárias. 2019. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6497 |
Data do documento: | 26-nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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A construção da autoria em textos de alunos do 7º e 8º anos do Ensino fundamental a pontuação no gênero memórias literárias.pdf | 24.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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