06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6494
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Silenciamento de conceitos e apagamento de indivíduos: homofobia no sistema educacional estadual de Água Branca (1996-2006)
Autor(es): Oliveira Júnior, Fernando de Sá
Primeiro Orientador: Silva, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: A pesquisa Silenciamento de Conceitos e Apagamento de Indivíduos: Homofobia no Sistema Educacional Estadual de Água Branca (1996 – 2006), nasce a partir de quando o autor durante o ensino fundamental e médio percebeu os primeiros sinais de homofobia. O objetivo da pesquisa é analisar o papel dos educadores na área do sistema educacional estadual de Água Branca/AL, desde 1996 até o ano de 2006, e o posicionamento frente as questões de preconceito, especificamente a Homofobia, averiguamos ainda as diretrizes pedagógicas deste período quanto a formação dos educadores. A pesquisa constitui-se em uma investigação com abordagem qualitativa, que busca, a partir do olhar do professorado do sistema educacional estadual da cidade de Água Branca-AL, investigar como a temática da homofobia é abordada no âmbito escolar, discutir e verificar as concepções e ações na prática docente. Para isso foram realizadas as entrevistas semiestruturadas, com este recurso foi possível elencar conteúdos e respostas para constituir o foco das discussões, as quais foram fundamentadas pelo referencial teórico, cujas bases estão em autores como: Louro (2007-2009) discutindo a questão do padrão heteronormativo como dominante e aceito especificamente no âmbito escolar, Facchini (2005-2018) abordando a trajetória dos movimentos sociais, além de Green (1990) caracterizando a homossexualidade no Brasil do século XX, trazemos Valladares (2002), Veyne (1987) e Vainfas (2010) contribuindo com as reflexões históricas e os conceitos de sexualidade de maneira geral. A metodologia principal foi a análise documental como: arquivos das escolas estudadas, além das entrevistas semiestruturadas, utilizadas como recurso esclarecedor dos argumentos trazidos referente ao acontecimento da homofobia no âmbito escolar. Através da análise das falas dos/as entrevistados/as, que estão localizados em diversos pontos do recorte temporal deste estudo (1996-2006), foi crucial a percepção e problematização de cada um, no sentido de averiguar as questões geracionais, e de como discutir tais temáticas no ambiente escolar transcende o conceito de obrigação e esclarecimento, e sim de vitalidade para o professorado e a comunidade escolar, tendo em vista o mundo plural, de diversidade, em constante (re) construção e heterogêneo que estamos inseridos atualmente.
Abstract: Esta tarea se titula: Silenciar conceptos y borrar individuos: homofobia en el sistema educativo estatal de aguas blancas (1996 - 2006), nacida de cuando el autor durante la escuela primaria y secundaria notó los primeros signos de homofobia . El objetivo de la investigación es analizar el papel de los educadores en el área del sistema educativo estatal de Água Branca / AL, desde 1996 hasta el año 2006, y la posición sobre temas de prejuicio, específicamente la homofobia, también determinamos las pautas pedagógicas de este período. sobre la formación de educadores. La investigación es una investigación con enfoque cualitativo, que busca, desde la perspectiva de los maestros del sistema educativo estatal de la ciudad de Água Branca-AL, investigar cómo se aborda el tema de la homofobia en la escuela, discutir y verificar las concepciones. y acciones en la práctica docente. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuradas, con este recurso fue posible enumerar contenidos y respuestas para constituir el foco de las discusiones, que se basaron en el marco teórico, cuyas bases se encuentran en autores como: Louro (2007-2009) discutiendo la cuestión del estándar heteronormativo como dominante y específicamente aceptado en el contexto escolar, Facchini (2005-2018) abordando la trayectoria de los movimientos sociales, además de Green (1990) que caracteriza la homosexualidad en el Brasil del siglo XX, traemos Valladares (2002), Veyne (1987) y Vainfas (2010) contribuyendo a reflexiones históricas y conceptos de sexualidad en general. La metodología principal fue el análisis documental como: archivos de las escuelas estudiadas, además de las entrevistas semiestructuradas, utilizadas como recurso de aclaración de los argumentos provocados por el evento de homofobia en el entorno escolar. A través del análisis de los discursos de los entrevistados, ubicados en varios puntos del marco temporal de este estudio (1996-2006), fue crucial la percepción y la problematización de cada uno, para determinar las preguntas generacionales y cómo Discutir tales temas en el entorno escolar trasciende el concepto de obligación e iluminación, pero de vitalidad para los maestros y la comunidad escolar, en vista del mundo plural, diversidad, constantemente (re) construcción y heterogéneo que estamos insertando actualmente.
Palavras-chave: História - Brasil
História - Alagoas
Água Branca - Alagoas
Sistema educacional estadual
Âmbito escolar
Prática docente
Homossexualidade
Homofobia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Fernando de Sá. Silenciamento de conceitos e apagamento de indivíduos: homofobia no sistema educacional estadual de Água Branca (1996-2006). 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6494
Data do documento: 1-nov-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.