00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Garbin, Elisabete Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5958186545787934pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Angélica Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8270655241134217pt_BR
dc.creatorNascimento, Carla Gillyane Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648468199045712pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T18:03:22Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2020-01-30T18:03:22Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carla Gillyane Santos. Que escola é essa? Narrativas sobre a escola pelos jovens alunos do ensino médio. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6491-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the narratives of young high school students of a public school in Maceio on school institution. In order to understand the way they represent it. This is because the representations are the way they see themselves and others. The work makes use of a sociological look , but also incursa in Cultural Studies with an emphasis on analysis in education and in some contemporary discussions about youth and about cultures . The analyzes of some authors served as reference for this work , among them are Stuart Hall , Kathyn Woodward , Tomaz Tadeu da Silva , Juarez Dayrell , Alfredo Veiga-Neto and Marisa Costa Vorraber . The methodology built to the incursions of the field research was based on qualitative research , a case study consisting of the composition of group discussion and production of photographic images to analyze the representations of the school referred to by the young students . Analyses showed that the school has set up in a whirlwind of things for young people and that the greatest motivation to be in it does not consist in the knowledge that formally disseminated , but being with friends . Sociability wins a proportion not quantified within the school and its importance can not be calculated . Thus , the young students attribute meaning to school when this dialogue or engage with what they are , ie , young and not just students . Thus , it was found that young students expect more from the school. Thus, these representations clash with the design of the modern school.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino médio - Percepçãopt_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino médio – Identidadept_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino médio – Sociabilidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectHigh school students - Perceptionpt_BR
dc.subjectHigh School Students - Identitypt_BR
dc.subjectHigh School Students - Sociabilitypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectCulturespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleQue escola é essa? Narrativas sobre a escola pelos jovens alunos do Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeWhat school is it? Narratives about school for young High school studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as narrativas de jovens alunos do ensino médio de uma escola pública de Maceió sobre a instituição escolar. No intuito de compreender a maneira que estes a representam. Isso porque, as representações constituem o modo como enxergam a si e o outro. O trabalho lança mão de um olhar sociológico, como também incursa no campo dos Estudos Culturais com ênfase nas análises em educação e em algumas discussões contemporâneas sobre juventudes e sobre as culturas. As análises de alguns autores serviram como referencia para este trabalho, dentre eles estão Stuart Hall, Kathryn Woodward, Tomaz Tadeu da Silva, Juarez Dayrell, Veiga-Neto e Marisa Vorraber Costa. A metodologia construída para as incursões do campo de pesquisa se basearam na pesquisa qualitativa, um estudo de caso que consistiu na composição de grupo de discussão e na produção de imagens fotográficas para analisar as representações de escola referidas pelos jovens alunos. As análises mostraram que a escola tem se configurado em um turbilhão de coisas para os jovens e que a motivação maior de estar nela não consiste nos saberes que dissemina formalmente, mas o estar com os amigos. A sociabilidade ganha uma proporção não quantificada no espaço escolar e sua importância não pode ser calculada. Desse modo, os jovens alunos atribuem sentido à escola quando esta dialoga ou se envolve com o que eles são, ou seja, jovens e não simplesmente alunos. Assim, constatou-se que os jovens alunos esperam mais da escola. Desse modo, estas representações destoam à concepção da escola moderna.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Que escola é essa Narrativas sobre a escola pelos jovens alunos do ensino médio.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.