00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Januacele Francisca da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804348161687349pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Eliane Barbosa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9780785990149923pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Miguel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507102865905963pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Marianne Bezerra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916191109480157pt_BR
dc.contributor.referee4Keske-Soares, Márcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307pt_BR
dc.creatorPayão, Luzia Miscow da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784412745833099pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T16:35:56Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2020-01-30T16:35:56Z-
dc.date.issued2010-11-04-
dc.identifier.citationPAYÃO, Luzia Miscow da Cruz. Aquisição de fonologia: a influência do acento e o preenchimento de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, em contato com o português brasileiro falado em Alagoas e Pernambuco. 2019. 192 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6477-
dc.description.abstractThe study delves into the influence of accent and segment completion of prosodic units in speech data from two children between the ages of 1;0.4 and 2;1.10 and who were exposed to Brazilian Portuguese spoken in the states of Alagoas and Pernambuco. It was hypothesized that grammatical processing stems from two concurrent movements in opposing directions during phonological acquisition: a centripetal movement triggering segmentation of the prominent syllable and na opposing, centrifugal one aimed at segment completion of prosodic units. These analytical movements imply a hierarchical basis of relationships between its constituent structures, an assumption backed by autosegmental phonology (GOLDSMITH, 1995; CLEMENTS; HUME, 1995; MOTA, 1996) and prosodic phonology (NESPOR; VOGEL, 1986; SCARPA, 1997, 1999a; SANTOS; SCARPA, 2005). The methodology consisted of a observational and descriptive follow-up with parental consent. The children’s spontaneous speech while playfully interacting with parents was digitally recorded over a 7-month period. Data showed that identifying word stress favors the handling of phonological material in the stressed syllable under centrifugal action, thus leading to segment completion of both post-tonic and pre-tonic syllables in accordance with the metrical foot of the target word. A tendency towards completion of the syllable structure and distinction of segment classes was seen in the stressed and post-tonic syllables, influenced by the prevalence of words having a trochaic stress pattern. The organizational hierarchy of the language was shown to guide and drive these movements of centripetal-centrifugal analyses that occur at different phonological levels – prosodic and segmental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAquisição fonológicapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Fonologiapt_BR
dc.subjectProsódiapt_BR
dc.subjectSílabapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectAcquisition phonologicalpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Phonologypt_BR
dc.subjectProsodypt_BR
dc.subjectSillablept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleAquisição de fonologia: a influência do acento e o preenchimento de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, em contato com o português brasileiro falado em Alagoas e Pernambucopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO estudo investiga a influência do acento e o preenchimento segmental de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, expostas ao português brasileiro falado em Alagoas e Pernambuco. Partiu-se da hipótese de processamento gramatical mediante dois movimentos de direções opostas co-ocorrentes na aquisição fonológica: a centrípeta desencadeando a segmentação da sílaba proeminente e a oposta, centrífuga, destinada aos preenchimentos segmentais das unidades prosódicas. Nesses movimentos de análises está implícita a base hierárquica das relações entre as estruturas constituintes, pressuposto defendido nas fonologias autossegmental (GOLDSMITH, 1995; CLEMENTS; HUME, 1995; MOTA, 1996) e prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986; SCARPA, 1997, 1999a; SANTOS; SCARPA, 2005). A metodologia consistiu do acompanhamento observacional e descritivo, com o consentimento, durante sete meses, de registros de fala espontânea das crianças, em interação lúdica com os pais, gravados em áudio digital. Os dados mostraram que a identificação do acento da palavra favorece a manipulação do material fonológico na sílaba tônica, sob ação centrífuga, influenciando o preenchimento segmental tanto de sílaba pós-tônica como de pré-tônica em conformidade com pé métrico da palavra-alvo. Observou-se, no entanto, a tendência para o preenchimento da estrutura silábica e a diferenciação de classes segmentais na sílaba tônica e na pós-tônica, sob influência do predomínio de palavras com o padrão de acento troqueu. Constata-se que a hierarquia organizacional da língua rege e impulsiona esses movimentos de análises centrípeto-centrífuga que operam em diferentes níveis fonológicos – prosódico e segmental.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.