06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Pedro Abelardo de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria do Socorro Fonseca de-
dc.creatorMelo, Maria Isadora da Silva-
dc.date.accessioned2020-01-28T17:57:57Z-
dc.date.available2020-01-28-
dc.date.available2020-01-28T17:57:57Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.citationMELO, Maria Isadora da Silva. Pedro e Paulo: representantes dos conflitos sociopolíticos na transição do Império à República no romance Esaú e Jacó. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6448-
dc.description.abstractThis article presents the importance of the established literature of Machado de Assis for the study of the history of imperial Brazil thanks to the knowledge consolidated for decades about his brilliant work, which according to one of his important critics, John Gledson, his experience as a narrator does not end in itself, but in its results of realistic objectives. The choice of the novel was purposeful, Machado clearly presents the characters Pedro and Paulo as political actors, passionate and highly unstable in their relationship as brothers in a scenario of Rio de Janeiro's reality of the 1870s whose social and political conflicts until the 1890s suffer a process of understanding and systematization that goes beyond the technical and aesthetic production of the work. Realism is the result of the representations present in the novel, presented in this article according to the theoretical perspective of Representation, by Roger Chartier.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Brasil - Império, 1822-1889pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectEsaú e Jacó - Romancept_BR
dc.subjectPedro e Paulo - Personagenspt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.titlePedro e Paulo: representantes dos conflitos sociopolíticos na transição do Império à República no romance Esaú e Jacópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta a importância da literatura consagrada de Machado de Assis para o estudo da História do Brasil imperial graças ao conhecimento consolidado há décadas sobre o seu trabalho genial, que segundo um de seus importantes críticos, John Gledson, a sua experiência de narrador não se encerra em si mesma, mas, nos seus resultados de objetivos realistas. A escolha do romance foi proposital, Machado nele apresenta de forma clara os personagens Pedro e Paulo como atores políticos, apaixonados e altamente instáveis em seu relacionamento de irmãos num cenário da realidade carioca dos anos 1870 cujos conflitos sociais e políticos até os anos 1890 sofrem um processo de compreensão e sistematização que vai além da produção técnica e estética da obra. O realismo é o resultado das representações presentes no romance, apresentadas neste artigo segundo a perspectiva teórica da Representação, por Roger Chartier.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.