00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Janayna Paula de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.creatorSilva, Edlene Lira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0940489970522887pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-28T12:49:48Z-
dc.date.available2020-01-27-
dc.date.available2020-01-28T12:49:48Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Edlene Lira da. Os grupos escolares e o ensino primário no Brasil e em Alagoas. 2020. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6415-
dc.description.abstractThe present work has as its central theme the school groups and its purpose is to study this type of public school institution in Brazil that, for several years managed to maintain a quality primary education, ensuring students the mastery of the basic skills of reading, writing and the calculation. Initially designed to cater to a middle-class population such as the children of liberal professionals, it gradually included students from a more heterogeneous population, such as children of urban workers and children of immigrants. This work is characterized as a qualitative research, whose basic methodological procedure used was the bibliographic search, with the objective of elaborating a historical panorama including the origins, characteristics and legacy of this institution. The motivation of the research stems from the experience lived as a scholarship holder of the Observatory of Education Program (2012 to 2017), and it can be observed that the schools affiliated to the project did not have adequate minimum infrastructure for its operation. This fact is aggravated by the fact that in these schools there were students attending the last years of the first stage of elementary school (former primary school), and could not read, write or count fluently. From this perspective, the paper seeks to understand the contributions of school groups to our educational reality. In this regard, three chapters are presented: the first brings the history of the implementation of school groups in Brazil; The second chapter deals with school groups in the state of Alagoas and the third focuses on two school groups that stood out in the educational scenario in Alagoas: The Diegues Junior School Group and the Ladislau Neto School Group. It is also worth mentioning the use of a historical document, dated 1938 - the first Almanac of the State of Alagoas Education - that brings us important information about education in our state in the first half of the twentieth century.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupos Escolarespt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectEnsino Primáriopt_BR
dc.subjectSchool Groupspt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectPrimary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs grupos escolares e o ensino primário no Brasil e em Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema central os grupos escolares e tem como o propósito estudar esse tipo de instituição escolar pública no Brasil que, durante vários anos conseguiu manter uma educação primária de qualidade, assegurando aos estudantes o domínio das habilidades básicas da leitura, da escrita e do cálculo. Concebida inicialmente para atender a uma população pertencente à classe média, como os filhos de profissionais liberais, gradualmente passou a incluir alunos provenientes de uma população mais heterogênea, como filhos de trabalhadores urbanos e filhos de imigrantes. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento metodológico básico utilizado foi a busca bibliográfica, com o objetivo de elaborar um panorama histórico incluindo as origens, as características e o legado da referida instituição. A motivação da pesquisa decorre da experiência vivenciada enquanto bolsista do Programa Observatório da Educação (2012 a 2017), sendo possível observar que as escolas conveniadas ao projeto não possuíam infraestrutura mínima adequada para seu funcionamento. Esse fato, torna-se agravante por constatarmos que, nestas escolas existiam alunos cursando os últimos anos da primeira etapa do ensino fundamental (antigo curso primário), e não sabiam ler, escrever ou contar com fluência. Nessa perspectiva, o trabalho busca compreender as contribuições dos grupos escolares para a nossa realidade educacional. A esse propósito, são apresentados três capítulos: o primeiro traz a história da implantação dos grupos escolares no Brasil; o segundo capítulo aborda os grupos escolares no Estado de Alagoas e o terceiro focaliza dois grupos escolares que se destacaram no cenário educacional alagoano: O Grupo Escolar Diegues Junior e o Grupo Escolar Ladislau Neto. Convém assinalar também a utilização de um documento histórico, datado de 1938 – o primeiro Almanaque do Ensino do Estado de Alagoas –, que nos traz informações importantes sobre a educação no nosso Estado na primeira metade do século XX.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os grupos escolares e o ensino primário no Brasil em Alagoas.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.