06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6399
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A arte de ensinar História: uma análise sobre a experiência do estágio supervisionado IV em turmas do EJA na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva
Autor(es): Félix, Sebastião Chaves
Primeiro Orientador: Silva, Sheyla Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Vladimir José
Resumo: O Estágio Supervisionado é uma experiência importante que prepara o aluno licenciado para a carreira docente, apresentando a ele como se aplica a rotina de trabalho na rede de ensino. Durante o ano de 2017, no curso de História/UFAL-Campus do Sertão, na disciplina de Estágio Supervisionado IV (regência no Ensino Médio) tivemos a oportunidade de lecionar em turmas noturnas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva, localizada no município de Delmiro Gouveia-AL. O presente artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades do ensino de história na modalidade EJA, partindo das experiências adquiridas no Estágio Supervisionado IV como princípio de investigação. Tivemos como referência para esse artigo Munhoz (1989) e Lovisolo (1990) que nos auxiliaram a compreender sobre o ensino de jovens e adultos; Yin (1989) que nos ajuda a entender a metodologia do estudo de caso aplicado nesse trabalho. Como fontes, utilizamos de entrevistas semiestruturadas (questionário) com professores e alunos da escola.
Abstract: Supervised Internship is an important experience that prepares the graduate student for a teaching career by presenting to him / her how the work routine in the school system applies. During 2017, in the History / UFAL-Campus do Sertão course, in Supervised Internship IV (High School Conduct) we had the opportunity to teach in EJA (Youth and Adult Education) night classes at Watson State School. Clementino de Gusmão Silva, located in Delmiro Gouveia-AL. This article aims to analyze the difficulties and possibilities of teaching history in the EJA modality, starting from the experiences acquired in Supervised Internship IV as a research principle. We had as reference for this article Munhoz (1989) and Lovisolo (1990) who helped us understand about the teaching of youth and adults; Yin (1989) helps us understand the case study methodology applied in this work. As sources, we used semi-structured interviews (questionnaire) with teachers and students of the school.
Palavras-chave: Ensino de História
Formação docente
Estágio supervisionado
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Delmiro Gouveia - Alagoas
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: FÉLIX, Sebastião Chaves. A arte de ensinar História: uma análise sobre a experiência do estágio supervisionado IV em turmas do EJA na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6399
Data do documento: 10-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.