Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6386
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte |
Autor(es): | Borges, Aline Cristina de Paula Pinheiro, Denise Maria Silva |
Primeiro Orientador: | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Raggi, Mariana Guedes |
Resumo: | Nos últimos anos, a articulação Geografia e Literatura vem se estreitando à medida que a geografia busca novos meios de abordagem metodológica. Considerando que os textos literários não se desassociam de processos políticos, históricos, sociais, econômicos, geográficos e culturais, é que realizamos o presente trabalho, desenvolvendo uma articulação entre Geografia, Literatura e Ensino. O objetivo é usufruir da literatura como recurso didático e de linguagem artística, voltada ao ensino da Geografia, de modo a discutir seu potencial. A literatura nos auxilia nesse processo, provocando a relação entre teoria e prática, contribuindo assim, para uma educação geográfica, cujo mote partiu da indagação-título do livro literário que nos serviu de base para a construção deste trabalho Como vou?, bem como o clássico conteúdo “meios de transporte” muito presente nas propostas de ensino para os anos iniciais, principalmente em livros didáticos. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores que contribuem para essa discussão tão pertinente para a Geografia, principalmente a escolar. Conclui-se reafirmando a importância da literatura na formação dos professores e o potencial alargado que essa linguagem apresenta para (re)pensarmos o ensino, inclusive de temáticas tão importantes como os meios de transportes, sobretudo por integrarem os modos de vida urbano e rural num contexto de espaço geográfico vivido, percebido e problematizado que se materializa no trato com a temática em questão no/pelo conjunto indissociável de objetos (transporte, rotas, infraestrutura) e suas respectivas ações (deslocamentos, trânsito, regras, condições de mobilidade) como propõe Milton Santos (2006) ao analisar o espaço geográfico enquanto conjunto indissociável de objetos e ações. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Linguagem Literária Recursos didáticos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | BORGES, Aline Cristina de Paula; PINHEIRO, Denise Maria Silva. Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6386 |
Data do documento: | 11-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Como vou? Articulando geografia, literatura e ensino para além dos meios de transporte.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.