00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Nelma Camelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476575812399947pt_BR
dc.creatorFerreira, Rose Mística da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848771574973984pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T16:20:26Z-
dc.date.available2020-01-16T16:20:26Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rose Mística da Silva. Educação infantil, criança e docência: concepções em relatórios de estágio dos estudantes de Pedagogia da UFAL (2009-2017). 2019. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6385-
dc.description.abstractThe research entitled “Early Childhood Education, Childhood and Teaching: conceptions in internship reports of UFAL pedagogy students” (2009-2017) is a study about the initial formation of teachers for early childhood education, based on the narrative analysis. present in supervised internship reports, which were produced by undergraduate students in Pedagogy at the Federal University of Alagoas, from 2009 to 2017. For this, a survey of the studies about initial teacher education for Early Childhood Education was conducted. , especially with regard to the internship and the reflective record and carried out a mapping of the conceptions of child, early childhood education and teaching present in the reports. In this documentary research, having the reports as the primary source, 29 reports of the 228 constituent works of the collection were mapped and analyzed. The results found point to conceptions in two directions: the interns in relation to their teaching practice and the interns in relation to the work of the institution's professionals. Also noteworthy is the emergence of the various conceptions of children, early childhood education and teaching that circulate in educational spaces and the role of formation in the processes of changing conceptions. Thus, we emphasize that these internship reports are dense and informative materials to think about the initial formation in kindergarten, which leads us to affirm that such reports deserve deeper analysis, based on new research clippings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectRelatóriospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação infantil, criança e docência: concepções em relatórios de estágio dos estudantes de Pedagogia da UFAL (2009-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “Educação Infantil, criança e docência: concepções em relatórios de estágio dos estudantes de pedagogia da UFAL” (2009-2017) se trata de um estudo acerca da formação inicial de docentes para a Educação Infantil, a partir das análises das narrativas presentes nos relatórios de estágio supervisionado, que foram produzidos por estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de 2009 e 2017. Para isso, foi realizado um levantamento dos estudos acerca da formação inicial docente para a Educação Infantil, especialmente no que refere ao estágio e ao registro reflexivo e realizado um mapeamento das concepções de criança, Educação Infantil e docência presente nos relatórios. Nesta pesquisa documental, tendo os relatórios como fonte primária, foram mapeados e analisados 29 relatórios dos 228 trabalhos constitutivos do acervo. Os resultados encontrados apontam para concepções em duas direções: dos/as estagiários/as com relação à sua prática docente e dos/as estagiários/as com relação ao trabalho dos/as profissionais da instituição. Destaca-se também o aparecimento das diversas concepções de criança, Educação Infantil e docência que circulam nos espaços educacionais e o papel da formação nos processos de mudança das concepções. Destacamos, assim, que esses relatórios de estágio são materiais densos e cheio de informações para se pensar a formação inicial na Educação Infantil, o que nos leva a afirmar que tais relatórios merecem análises mais profundas, a partir de novos recortes de investigação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.