06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6376
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os nomes de unidades escolares de Água Branca – AL: toponímia, identidade e educação
Autor(es): Lima, Taciana da Silva Lima
Primeiro Orientador: Santos, Cezar Alexandre Neri
metadata.dc.contributor.referee1: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Denson André Pereira da
Resumo: Neste trabalho, investigamos dez denominações de instituições de ensino de Água Branca, município da microrregião Serrana do Alto Sertão Alagoano. O interesse em pesquisar a temática proposta surge a partir da curiosidade de entender como se estabelece esse tipo de denominação, identificando quais fatores – sejam linguísticos, sociais, culturais, religiosos. – que influenciaram e motivaram a escolha desses nomes. A pesquisa tem caráter qualiquantitativo, que leva em consideração a quantificação e a análise dos dados catalogados por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo. O referencial teórico se estabelece nos estudos toponímicos, tomando como referências autores que tratam de denominação de lugares, a exemplo de Dick (1990b, 2004), numa orientação linguística, mas também interdisciplinar. Assim, dados extralinguísticos auxiliam na discussão sobre memória e política de nominação de lugares. Para a interpretação dos dados, valemo-nos da coleta de dados via entrevista semiestruturadas, com um roteiro de perguntas com sete (07) questões. Os resultados apontam que os nomes das escolas homenageiam patronos dos gêneros masculino e feminino, além de homenagem a santas católicas, devido a fatores culturais, sociais e religiosos da população água-branquense. O corpus apresenta, assim, apenas duas (2) taxionomias de natureza antropocultural, a saber: Antropotopônimo e Hagiotopônimo. Nossa análise também aponta que as estruturas morfológicas de todos os dez (10) nomes de escolas de Água Branca são compostos não híbridos, pois são todos ortônimos em língua portuguesa. Em relação às variantes denominativas, os dados apontam que algumas escolas são identificadas pelo hipocorístico do referente toponímico. Os dados das escolas municipais públicas e privada catalogados em fichas lexicográfico-toponímicas servirão como inventário para o público acadêmico e, em particular, o escolar.
Abstract: In this work, we investigated ten denominations of teaching institutions of Água Branca, microregion municipality of the highland of Alto Sertão Alagoano. The interest in researching the proposed theme arises from the curiosity of understanding how this type of denomination is established, identifying which factors - whether linguistic, social, cultural, religious, etc. - which influenced and motivated the choice of these names. The research is qualitative and quantitative, which takes into account the quantification and analysis of the cataloged dada by means of bibliographic research and research of field. The theoretical framework is established in toponymic studies, taking as references: Dick (1990b, 2004) and by other researches in this area, such as Dargel (2003), Zamariano (2012), Ramos (2008), Isquerdo (1997) and, Santos (2019). For data interpretation, we use data collection via semi-structured interview, with a script of questions with seven (07) questions. The results indicate that the names of schools honor male and female patrons, as well as homage to Catholic saints, due to cultural, social and religious factors of the Água Branca population. Thus, the corpus presents only two (2) taxonomies of an anthropocultural nature, namely: Anthropotoponymous and Hagiotoponymous. Our analysis also points out that the morphological structures of all ten (10) names of Água Branca schools are non-hybrid compounds as they are all orthonyms in the Portuguese language. Regarding denominational variants, the data indicates that some schools are identified by the hypocoristic of the toponym referent. Data from public and private municipal schools cataloged in lexicographic-toponymic forms will serve as an inventory for the academic public and, in particular, the scholar.
Palavras-chave: Toponímia
Linguística
Nomes de escolas
Água Branca - Alagoas
Educação
Identidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: LIMA, Taciana da Silva. Os nomes de unidades escolares de Água Branca – AL: toponímia, identidade e educação. 2020. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6376
Data do documento: 4-set-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os nomes de unidades escolares de Água Branca - AL; toponímia, identidade e educação.pdf3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.