06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Barbosa-
dc.creatorGomes, Erinaldo Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-14T13:44:06Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T13:44:06Z-
dc.date.issued2019-08-20-
dc.identifier.citationGOMES, Erinaldo Pereira. Entre a literatura e o cinema: análise do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6372-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss and present the relationship between between the literary work “Auto da Compadecida” (1955), by Ariano Suassuna, and the cinematographic work “The bumblers in the self of compassion” (1987), by Roberto Farias. In this sense, the text proposal will be discussed. original and proposed film adaptation. So the purpose of this The text is not to state that a work is better than another, or if a work is meeting the expectations placed on it, but establishing a between the two works and present differences that evidence the process of production of each of them. For this, the changes will be analyzed performed in the film adaptation that contributed to its production, correlated with the original text, such as: the organization of the events and the text of the film adaptation, the characters and the narrative. Thus, the main authors used for the accomplishment of this research were Curado (2007), Johnson (2003) and Bazin (1991). Introducing thus, some understandings about the relationship between literature and cinema, and showing the similarities and differences of the works cited. It is also worked on this research the emergence of popular theaters, emphasizing the its development during the period it arrived in Portugal. THE methodology of this study took into account the use of observations and clippings to reach a conclusion, so this research is qualitative. Therefore, after the observations it was possible to understand the procedures used in cinematographic work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro popularpt_BR
dc.subjectAdaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectO Auto da Compadecidapt_BR
dc.subjectSuassuna, Ariano, 1927-2014pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleEntre a literatura e o cinema: análise do Auto da Compadecida, de Ariano Suassunapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral discutir e apresentar a relação estabelecida entre a obra literária “Auto da Compadecida” (1955), de Ariano Suassuna, e a obra cinematográfica “Os trapalhões no auto da compadecida” (1987), de Roberto Farias. Neste sentido, será discutido a proposta do texto original e proposta da adaptação cinematográfica. Assim, o propósito desse texto não é afirmar que uma obra é melhor do que a outra, ou se uma obra está correspondendo às expectativas postas sobre ela, mas estabelecer um eixo entre as duas obras e apresentar diferenças que evidencie o processo de produção de cada uma delas. Para isso, será analisado as mudanças realizadas na adaptação fílmica que contribuíram para a produção da mesma, sendo correlacionadas com o texto original, tais como: a organização dos acontecimentos e o texto da adaptação cinematográfica, os personagens e a narrativa. Dessa forma, os principais autores utilizados para a realização desta pesquisa foram Curado (2007), Johnson (2003) e Bazin (1991). Apresentando assim, alguns entendimentos sobre a relação da literatura com o cinema, e mostrando as semelhanças e diferenças das obras citadas. Também é trabalhado nessa pesquisa o surgimento dos teatros populares, ressaltando o seu desenvolvimento durante o período em que chegou em Portugal. A metodologia deste estudo levou em consideração o uso de observações e recortes para se chegar a uma conclusão, logo esta pesquisa é qualitativa. Portando, após as observações foi possível compreender os procedimentos usados na obra cinematográfica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre a literatura e o cinema; análise do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.pdf674.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.