06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alline Thamyres Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8987554293739551pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jéssica Beatriz da-
dc.contributor.referee2Barros, Thiago Lima de-
dc.creatorSilva, Ericson Yuri Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-08T14:44:38Z-
dc.date.available2020-01-08-
dc.date.available2020-01-08T14:44:38Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Ericson Yuri Ferreira. Mapeamento de processos do fluxo de trabalho em uma empresa gráfica localizada em Paulo Afonso – BA. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6336-
dc.description.abstractThe increasing competitiveness of the current market encourages companies to seek differentials for survival in order to serve their customers and improve their performance. As a result, companies such as those in the jobbing process industries are concerned about the performance of their business. This includes graphic design enterprises, whose challenge is to manage their processes while maintaining product quality and delivering to the customer quickly. In this sense, there is a need for companies to improve their processes, checking workflow problems in search of improvements. With this guidance, this work aimed to evaluate the application of process mapping in a company with processes in jobbing, to identify unnecessary processes and bottlenecks and propose improvements to mitigate or eliminate waste, delays and rework. Thus, a case study was conducted with on-site visit and interviews with employees of a printing company located in Paulo Afonso - BA, and constructed flowcharts of the work process of the company and each sector. The results indicated that the most significant problems are related to the information flow, which was verified through the GUT matrix from an action plan that all sectors of the company need to improve their processes. Finally, it can be concluded that process mapping presented itself as a simple tool that allowed a more detailed knowledge of the workflow, being able to identify problems to implement improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectFluxo de trabalhopt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectJobbingpt_BR
dc.subjectGráficapt_BR
dc.subjectPaulo Afonso - Bahiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleMapeamento de processos do fluxo de trabalho em uma empresa gráfica localizada em Paulo Afonso – BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO aumento da competitividade do mercado atual incentiva as empresas buscarem diferenciais para sobrevivência, com intuito de atender seus clientes e melhorar seu desempenho. Assim, faz com que as empresas como as dos setores que trabalham com processos em jobbing passem a se preocupar com o desempenho de seus negócios. Isso inclui os empreendimentos do ramo gráfico, que tem como desafio gerenciar seus processos mantendo a qualidade dos produtos e entrega ao cliente com rapidez. Nesse sentido, há a necessidade de as empresas aprimorarem seus processos, verificando problemas no fluxo de trabalho na busca de melhorias. Com este direcionamento, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação do mapeamento de processos em uma empresa com processos em jobbing, para identificar processos desnecessários e gargalos e propor melhorias para atenuar ou eliminar o desperdícios, atrasos e retrabalhos. Desta forma, foi realizada um estudo de caso com visita in loco e entrevistas com os funcionários de uma empresa gráfica localizada em Paulo Afonso - BA, e construído fluxogramas do processo de trabalho da empresa e de cada setor. Os resultados indicaram que os problemas mais significativos estão relacionados ao fluxo de informações, em que foi verificado através da matriz GUT a partir de um plano de ação que todos os setores da empresa necessitam de melhorias em seus processos. Por fim, conclui-se que com o mapeamento de processos se apresentou como uma ferramenta simples que possibilitou um conhecimento mais detalhado do fluxo de trabalho, sendo capaz de proporcionar a identificação de problemas para implementação de melhorias.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento de processos do fluxo de trabalho em uma empresa gráfica localizada em Paulo Afonso - BA.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.