06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6283
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Família e escola, uma interação possível: estudo de caso em uma escola da comunidade quilombola Moreira de Baixo - AL
Autor(es): Gonçalves, Raqueline dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Barbalho, José Ivamilson Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Bezerra da
Resumo: O presente trabalho tem como título “Família e escola, uma interação possível: estudo de caso em uma escola da comunidade quilombola Moreira de Baixo/AL”. A pesquisa foi realizada numa escola municipal localizada na comunidade Moreira de Baixo, Água Branca-AL, extensão do núcleo do distrito Lagoa das Pedras, e tem como objetivo compreender como se dá a participação dos familiares na vida escolar dos alunos, visando a participação da família na escola e o envolvimento com a comunidade enquanto quilombola. Foi classificada como qualitativa e a técnica utilizada foi o estudo de caso. Dessa forma, temos como embasamento teórico Amaral & Breda (2013), Picanço (2012), Bordenave (1983), Cunha (2018), Munanga (1996), entre outros. Utilizo como ferramenta para pesquisa um questionário com perguntas fechadas e objetivas, para obter melhor conhecimento no assunto e perceber as dificuldades enfrentadas para participar da sala de aula. Após a análise dos dados, foi encontrado como grande problema para a participação da família na escola a ocupação que os impedem e também a forma como a instituição convida para participar.
Abstract: The present work is entitled Family and school, a possible interaction: case study in a school of the quilombola community Moreira de Baixo / AL. The research was carried out at the municipal school located in the Moreira de Baixo community, Água Branca- AL, extension of the Lagoa das Pedras district nucleus, and aims to understand how family members participate in the students' school life, aiming at the participation of the family in school and community involvement while quilombola. It was classified as qualitative and the technique used was the case study. Thus, we have as theoretical basis Amaral & Breda (2013), Picanço (2012), Bordenave (1983), Cunha (2018), Munanga (1996), among others. I use as a research tool a questionnaire with some closed and objective questions, to gain better knowledge on the subject and to understand the difficulties faced to participate in the classroom. After analyzing the data, it was found as a major problem for family participation in school the occupation that prevent them and also the way the institution invites to participate.
Palavras-chave: Educação
Escola
Família
Ensino fundamental
Comunidade quilombola
Moreira de Baixo - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: GONÇALVES, Raqueline dos Santos. Família e escola, uma interação possível: estudo de caso em uma escola da comunidade quilombola Moreira de Baixo – AL. 2019. 70 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6283
Data do documento: 30-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.