06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As reformas pombalinas no Brasil e a ideia de modernização através da educação no século XVIII
Autor(es): Alves, Maria Suzielle Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Figueirêdo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rita Martins da
Resumo: A pesquisa em tela analisa a tentativa de modernização no sistema educacional do reino de Portugal no século XVIII por meio da instrução pública que até então era considerada atrasada e precisava aderir as ideias iluministas que estavam explodindo na Europa e em todo o mundo através da tentativa de modernização. Diante dessa premissa essa pesquisa buscou analisar a ideia de modernização presente nas reformas educacionais do período (1759 à 1787); também compreender o sentido da “modernidade” ou “modernização” no contexto do século XVIII discutindo as reformas pombalinas e o seu impacto para a educação do reino e sua maior colônia o Brasil. O presente estudo é uma abordagem qualitativa de caráter exploratório com o intuito de analisar e confrontar as ideias de alguns autores à respeito do assunto abordado sendo essa uma pesquisa bibliográfica que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. O fio condutor teórico que subsidiou essa pesquisa foi Gil (1946), Casassus (1993), Castilho (2010), Teixeira e Soares (1961), Carvalho (1987), Saviani (2011), Giddens (1990), entre outros. A escolha desses teóricos foi feita com base na necessidade de diálogo entre as temáticas deste estudo: iluminismo, modernidade, modernização, reformas, instrução pública. Como instrumentos para coleta de dados foram realizadas diversas leituras de livros e artigos relacionados ao tema abordado. Este estudo busca contribuir para o aprofundamento da história da educação no Brasil desde que era colônia do reino de Portugal. Para que essa modernização pudesse acontecer foi preciso a coragem e determinação através de experiências adquiridas em suas viagens pela Europa, de Sebastião José de Carvalho e Mello nomeado pelo rei D. João V¹como Primeiro ministro Marquês de Pombal que implantou suas reformas educacionais no Brasil oitocentista com a expulsão dos jesuítas³ em uma tentativa de manter o absolutismo real do rei Dom J. V para então retirar Portugal das dependências da Inglaterra através da reforma da educação que seria o primeiro passo e o mais importante. Com a análise em curso historicamente foi perceptível que o ministro Marquês de Pombal expulsou os jesuítas que eram responsáveis pela educação da mocidade até 1759 quando iniciou-se o processo de mudanças, reformou os estudos maiores e menores e criou as aulas régias, aulas que serviam ao rei e não mais a igreja com os jesuítas, mantendo o absolutismo real. Foram realizadas uma série de mudanças como: a forma de organização das aulas, os exames para contratação dos professores que atuariam nessas aulas, a indicação do diretor de estudos que era responsável pela fiscalização das aulas e o funcionamento dos estudos. Todos esses aparatos tiveram influência daí por diante na instrução pública do Brasil durante décadas seguintes, isso sem levar em consideração as questões locais em que cada aula foi instalada e a cultura daquele povo, o que causou de início um retrocesso para a educação deste reino.
Abstract: The on-screen research analyzes the attempt to modernize the educational system of the kingdom of Portugal in the eighteenth century through public instruction that until then was considered late and needed to adhere to the Enlightenment ideas that were exploding in Europe and around the world through the attempt at modernization. Given this premise, this research sought to analyze the idea of ​​modernization present in the educational reforms of the period (1759 to 1787); too understand the meaning of “modernity” or “modernization” in the context of the eighteenth century discussing the Pombaline reforms and their impact on kingdom education and its largest colony Brazil The present study is a qualitative exploratory approach with the purpose of to analyze and confront the ideas of some authors about the subject being addressed. a bibliographic research that is developed based on material already elaborated, constituted mainly from books and scientific articles. The theoretical guiding principle behind this research was Gil (1946), Casassus (1993), Castilho (2010), Teixeira and Soares (1961), Carvalho (1987), Saviani (2011), Giddens (1990), among others. These theorists were chosen based on the need for dialogue between the themes of this study: enlightenment, modernity, modernization, reforms, public education. As instruments for data collection were Several readings of books and articles related to the theme were performed. This study seeks contribute to the deepening of the history of education in Brazil since it was a colony of Kingdom of Portugal. For this modernization to take place it took courage and determination through experiences gained during his travels in Europe, by Sebastião José de Carvalho e Mello appointed by King D. João V¹ as Prime Minister Marquis of Pombal who implemented his educational reforms in nineteenth-century Brazil with the expulsion of Jesuits³ in an attempt to maintain the royal absolutism of King Dom J. V Portugal from England's dependencies through education reform which would be the first step and most importantly. With the analysis underway historically it was noticeable that the Minister Marques de Pombal expelled the Jesuits who were responsible for the education of the until 1759 when the process of change began, reformed the larger studies and minors and created the royal classes, classes that served the king and no longer the church with the Jesuits, keeping the royal absolutism. A number of changes were made such as: organization of the classes, the exams for hiring the teachers who would act in these classes, the appointment of the study director who was responsible for the supervision of the classes and the functioning of the studies. All these apparatuses henceforth influenced the instruction Brazil for decades to come, regardless of local issues where each class was set up and the culture of that people, which at first caused a setback for the education of this kingdom.
Palavras-chave: Reforma educacional
Educação
Modernização
Século XVIII
Pombal, Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de, 1699-1782
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: ALVES, Maria Suzielle Cristina da Silva. As reformas pombalinas no Brasil e a ideia de modernização através da educação no século XVIII. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6281
Data do documento: 27-ago-2019
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