00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6260
Tipo: Tese
Título: Speech and smile in EFL classroom interaction
Título(s) alternativo(s): Fala e sorriso na interação em sala de aula
Autor(es): Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Mailce Borges
metadata.dc.contributor.referee3: Zacchi, Vanderlei José
metadata.dc.contributor.referee4: Ifa, Sérgio
Resumo: The objective of this work is to analyze the relation between teacher’s verbal language and the students’ smile in EFL classroom interaction, at Curso de Letras, during activities that involve students’ oral production. Theoretically anchored by Conversation Analysis (MARCUSCHI,1991; ARMENGAUD, 2006), Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ, 1982) and by the Ethnomethodology (WARDHAUGH, 1998; COULON, 2005), this research is of qualitative and ethnographic basis. That is to say, the description and interpretation of the classroom interactional processes were derived from observations of the teacher and students’ discursive practices. There were four stages of research: classroom observation, teacher interview, filmed lessons and application of students’ questionnaire. Regarding the teacher, findings revealed that students’ oral production tends to develop when the teacher checks out grammar exercises orally; makes questions related to the learning of vocabulary, grammar and reading activities; instigate students’ comments in oral discussions; and answers the students’ doubts. Under this context, the students’ oral production tends to be connected with teacher’s orientations. It was also revealed that it is during group and pair activities, and in individual oral corrections, that the conversation skill receives more attention; moments in which occurs the intersection between the teacher’s verbal elements with students’ smile. Interacting with the teacher, the students show a polite smile as a discursive strategy to avoid oral interaction. With the classmates, the students show a spontaneous smile as a discursive strategy of acceptance and understanding among them, in the oral activities. Based on all these evidences, the interaction among students by means of the spontaneous smile revealed as a fundamental interactive component in the dialogic game of facial expressions during the co-construction of meanings, in the oral tasks in the classroom.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a relação da linguagem verbal do professor com o sorriso dos alunos na interação de sala de aula em Língua Inglesa, de um curso de Letras, durante as atividades que envolvem a produção oral dos alunos. Teoricamente ancorada pela Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1991; ARMENGAUD, 2006), Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982) e da Etnometodologia (WARDHAUGH, 1998; COULON, 2005), a pesquisa é de base qualitativa e de cunho etnográfico. Isto é, a descrição e interpretação dos processos interacionais em sala de aula foram obtidos a partir de observações das práticas interativas da professora e dos alunos. Foram quatro etapas de pesquisa: observação em sala de aula, entrevista com a professora, filmagem das aulas e aplicação de questionário com os alunos. No que se refere à professora, os resultados revelaram que a produtividade oral dos alunos tende a se desenvolver quando a professora checa oralmente os exercícios gramaticais; elabora questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de vocabulário, gramática e atividades de leitura com base no livro texto; instiga os comentários dos alunos nas discussões orais; e responde as suas dúvidas. Neste contexto, a produtividade dos alunos tende a estar vinculada às orientações da professora. Foi revelado também que é durante as atividades em grupos e em pares, e nas correções individuais orais que a habilidade conversação recebe mais atenção, momentos estes em que ocorre a interseção dos elementos verbais da professora com o sorriso dos alunos. Interagindo com a professora, os alunos apresentam o sorriso educado como estratégia discursiva para evitar a interação oral. Já com os colegas, os alunos mostram o sorriso espontâneo como estratégia discursiva de aceitação e entendimento entre eles, nas atividades orais. Desta forma, a interação entre os alunos através do sorriso espontâneo mostrou ser um componente interativo fundamental no jogo dialógico das expressões faciais durante a co-construção de significados nas atividades orais em sala de aula.
Palavras-chave: Professores e alunos
Interação em sala de aula
Fala do professor
Sorriso dos alunos
Teachers and students
Interaction in the classroom
Teacher talk
Students smile
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo. Speech and smile in efl classroom interaction. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6260
Data do documento: 14-mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Speech and smile in efl classroom interaction.pdf872.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.