00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Lameiras, Maria Stela Torres Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818635755922947pt_BR
dc.contributor.referee2Florencio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Paula Araújo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1071391766992223pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T18:04:44Z-
dc.date.available2019-11-04-
dc.date.available2019-12-10T18:04:44Z-
dc.date.issued2013-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Araújo da. Educação de jovens e adultos: práticas discursivas de professores. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6249-
dc.description.abstractThe current research aims at investigating the factors that make the views of the teachers who work at the Youth and Adults’ Education about the learners of the mentioned group. We consider that the consequences from those views are determining in their pedagogical practices, which may sometimes contribute in either a positive or negative way for their students’ development. In order to reach our aims, we have used the classroom observation, application of questionnaires and interviews as our methodology, which were analyzed based on the theoretical and methodological reference of the French originated Discourse Analysis, as well as the contributions from scholars such as Bakhtin, Marx and Lukács, among others. This theoretical option is justified by the fact that the Discourse Analysis deals with language, ideology and history, which allows the study of ideology within the processes of meaning production. So as to accomplish the analysis development, we have worked with some categories such as social being, subject and ideology, as well as some Discourse Analysis categories like ideological and discursive formations. The results obtained pointed out to the fact that some teachers do not want to work at the Youth and Adults’ Education due to the depreciation attributed to such type of education and its students, either concerning to their marginalized condition in the society or in the education and, therefore, they see them as minor people or students, Who are unable to reach higher levels within the society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectDominaçãopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectYouth and Adults’ Educationpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectDominationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: práticas discursivas de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que constituem a visão dos professores, que atuam na Educação de Jovens e Adultos, acerca dos alunos da referida modalidade. Consideramos que as conseqüências decorrentes dessa visão são determinantes em sua prática pedagógica que, por vezes, podem contribuir de forma positiva ou negativa para o desenvolvimento desses alunos. Para atingir nossos objetivos, utilizamos como metodologia a observação em sala de aula, aplicação de questionários e entrevistas que foram analisadas com base no referencial teórico metodológico da Análise do Discurso de origem francesa, além das contribuições de teóricos como Bakhtin, Marx, Lukács entre outros. Essa opção teórica justifica-se pelo fato de a Análise do Discurso trabalhar com linguagem, ideologia e história, o que possibilita o estudo da ideologia nos processos de produção de sentidos. Para o desenvolvimento das análises trabalhamos com algumas categorias como ser social, sujeito, ideologia, além de algumas categorias da AD, como formação ideológica e formação discursiva. Os resultados alcançados apontam para o fato de que alguns professores não querem atuar na EJA, tendo em vista a desvalorização atribuída à modalidade e seus estudantes, tanto no que se refere à sua condição de marginalizada(o) na sociedade, bem como na educação e, por essa razão, os veem como pessoas/alunos menores, incapazes de alcançar patamares superiores dentro da sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação de jovens e adultos práticas discursivas de professores.pdf883.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.