00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.contributor.referee2Mor, Walkyria Maria Monte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539890496701947pt_BR
dc.creatorSantos, Rodolfo Rodrigues Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716901280945431pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T18:00:27Z-
dc.date.available2019-11-01-
dc.date.available2019-12-10T18:00:27Z-
dc.date.issued2013-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodolfo Rodrigues Pereira dos. A pesquisa-ação e a formação continuada de professores de inglês dentro da abordagem de letramento crítico. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6248-
dc.description.abstractIn this study, I aimed at investigating a continuing education course for public school teachers of English in Igaci, Alagoas, in the semester of 2013.1. It is an action research study within the qualitative framework. I also underpin this study within the critical-reflective practice and critical literacy approach. My choice for researching the teachers of English continuing education is justified by the fact that I have perceived the lack of shared learning environments that could lead the teacher to develop new teaching practices and the fact that the scientific and academic literature highlights that teacher education is an area that needs revisiting continuously. That surely strengthened the development of my research. The theoretical underpinnings are the Applied Linguistics in which I situate my research for it dialogs with other areas of knowledge, such as education, under the guidance of the following authors: Schön (1983, 1987, 1992, 2000) on reflective practice, Contreras (2000); Liston & Zeichner (1991), SMYTH (1992) on the problems concerning reflective practice; Giroux (1991, 1997, 1999), concerning the teacher as a transformative intellectual and Kemmis (1987) on the teacher as a critical-reflective intellectual; Brahim (2010), Freire & Macedo (1987) on Critical Pedagogy; Knobel & Lankshear (2011) Cervetti, Pardales & Damico, Monte Mór (2006, 2009), Menezes Souza (2006, 2009) and others, on literacy and critical literacy practices. For data collection procedures, I used the following instruments: recordings of the meetings; reflective journals, both from the researcher and from the participating teachers. As for the contributions of my research, it is possible to identify the professional growth of teachers, the improvement of their teaching practices within a perspective of student civic education and the potential for future research in the area of continuing education of teachers of English.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formação continuadapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectPrática crítico-reflexivapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectInglês – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers - Continuing Educationpt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectCritical-reflexive practicept_BR
dc.subjectCritical Literacypt_BR
dc.subjectEnglish - Study and Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA pesquisa-ação e a formação continuada de professores de inglês dentro da abordagem de letramento críticopt_BR
dc.title.alternativeThe action research in the continuing education of english teachers and the critical literacy approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, apresento minhas interpretações a respeito da investigação que realizei no semestre 2013.1, tendo como objeto de pesquisa: a pesquisa-ação na formação continuada de professores de Inglês e a abordagem de letramento crítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja abordagem está pautada na pesquisaação e que objetivou, dentre outros aspectos, investigar um curso de formação continuada para professores de inglês da escola pública municipal/estadual da cidade de Igaci, sob o viés da abordagem teórica da prática crítico-reflexiva e do letramento crítico. Minha opção pela formação continuada de professores de Inglês justificou-se pelo fato de perceber a carência que temos de espaços de aprendizagem compartilhados, que permitam ao professor o desenvolvimento de novas práticas de ensino e também pela literatura científico-acadêmica que apresenta a formação como um espaço que precisa ser revisitado continuamente, dando, desse modo, condições para que minha investigação tivesse terreno garantido. Para ter respaldo teórico, procurei situar minha investigação no campo da Linguística Aplicada e de outras áreas do conhecimento, como da educação, por exemplo, sob o viés dos seguintes autores: Schön (1983, 1987, 1992, 2000) sobre prática reflexiva, Contreras (2000); Liston & Zeichner (1991), Smyth (1992) sobre os problemas acerca da prática reflexiva; Giroux (1991, 1997, 1999), sobre o professor como intelectual transformador; Kemmis (1987) sobre o professor como intelectual crítico-reflexivo; Brahim (2010), Freire & Macedo (1987) sobre Pedagogia Crítica; Knobel & Lankshear (2011) Cervetti, Pardales & Damico, Monte Mór (2006; 2009), Menezes Souza (2006; 2009) e outros autores sobre letramento e práticas de letramento crítico. Foram utilizados como procedimentos para coleta de dados os seguintes instrumentos: gravações dos encontros, o diário reflexivo do pesquisador e dos professores participantes. Quanto às contribuições de minha investigação, é possível apontar o crescimento profissional dos professores, a melhoria de suas práticas de ensino dentro de uma perspectiva para a formação cidadã do aluno e a abertura para futuras pesquisas na área de formação continuada de professores de Inglês.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.