00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Henrique Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793022542224560pt_BR
dc.contributor.referee1Martinez Maza, Luis Guillermo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorSantos, José Aparecido Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6856281852768239pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T19:27:32Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-05T19:27:32Z-
dc.date.issued2015-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, José Aparecido Sousa. Utilização do Sketchup no ensino de geometria espacial. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6212-
dc.description.abstractTechnological resources are providing changes in the education, contributing to improving the teaching-learning process, particularly in mathematics. This paper aims to present an innovative methodology with the help of SketchUp software covering the main contents of spatial geometry in high school. We propose different activities, based on references, favoring the user to acquire knowledge, skills and abilities to build three-dimensional objects and analyze their properties. Also, make it more attractive and dynamic the mathematics classes. Thus, we present na alternative to enrich the teaching-learning process of spatial geometry from these educational innovations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectGeometria espacial – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSketchup (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study Teachingpt_BR
dc.subjectSpatial geometry - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectSketchup (Computer Program)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUtilização do Sketchup no ensino de geometria espacialpt_BR
dc.title.alternativeUsing SketchUp in spatial geometry teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs recursos tecnológicos vêm proporcionando mudanças na área da Educação, contribuindo para melhoria no processo de ensino-aprendizagem, em particular, na área da Matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia inovadora com o auxílio do software SketchUp abrangendo os principais conteúdos da Geometria Espacial no ensino médio. Propomos atividades diferenciadas, fundamentadas em referências bibliográficas, favorecendo ao usuário a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades ao construir objetos tridimensionais e analisar suas propriedades. Além disso, tornar mais atraente e dinâmica as aulas de Matemática. Assim, apresentaremos uma alternativa para enriquecer o processo ensino-aprendizagem da Geometria Espacial a partir destas inovações didáticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização do Sketchup no ensino de geometria espacial.pdf17.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.