06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6208
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas e vivências na sala de aula; o uso de geotecnologias no PIBID
Autor(es): Carvalho, Raylane Correia de
Primeiro Orientador: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Aline Alves dos
Resumo: O presente estudo integra um conjunto de atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES) do Curso de Graduação em Geografia da UFAL – Campus Sertão. buscando tratar de questões importantes à iniciação à docência em Geografia, pois procura aliar a leitura teórica, a prática docente, a construção de projetos, a extensão acadêmica e o diálogo com a comunidade escolar, através dos relatórios das experiências como docente na escola Estadual Francisca Rosa da Costa, no município de Delmiro Gouveia – AL. A realização de estudos e de pesquisas sobre a prática docente no Sertão Alagoano tem o intuito de promover melhorias na qualidade da graduação em Geografia – Licenciatura - através da participação dos bolsistas e de colaboradores no exercício da iniciação à Docência e do contato direto com professores, alunos e escola, estimulando a identidade docente de estudantes de cursos de licenciatura e incentivar os alunos do Ensino Médio a pratica da pesquisa, desenvolvimento da Educação e melhorias na qualidade do ensino. A proposta do PIBID de Geografia no Campus Sertão está centrada em atividades reflexivas e práticas relacionadas à iniciação à docência, buscando o desenvolvimento da prática docente e de estudos ligados a diversos temas e conteúdos fundamentais à ciência geográfica, com foco nas necessidades e realidades dos alunos envolvidos no projeto, mas especificamente os do ensino médio, com os quais foram realizadas as atividades que tinham como intuito levar os alunos a refletirem sobre a importância de reconhecer o espaço geográfico, não somente através dos conteúdos dos livros didáticos ou ministrados em sala de aula, mas aprender a reconhecer elementos do espaço geográfico através das geotecnologias, ressaltando a importância do ensino e aprendizado da cartografia no ensino básico.
Abstract: This study integrates a set of activities of the Scholarship Program Teaching Initiation (PIBID - CAPES) of the Undergraduate Course in Geography of UFAL - Campus Sertão. seeking to address issues of importance to initiation to Geography, as it seeks to combine theoretical reading, teaching practice, project construction, academic extension and community dialogue through reports of experiences as a teacher at the State School Francisca Rosa da Costa, in the municipality of Delmiro Gouveia - AL. The realization of Studies and research on teaching practice in the Sertão Alagoano is intended to promote improvements in the quality of the undergraduate degree in Geography - Degree - through the participation of fellows and employees in the exercise of initiation to Teaching and direct contact with teachers, students and school, stimulating teaching identity of undergraduate students and encourage students from High School the practice of research, development of education and improvements in quality of education. The PIBID Geography proposal at Campus Sertão is focused on reflective activities and practices related to teaching initiation, seeking the development of teaching practice and studies related to various themes and content fundamental to geographical science, focusing on the needs and realities of the students involved in the project, but specifically those of the teaching with which activities were carried out to bring students to reflect on the importance of recognizing geographical space, not only through the contents of textbooks or taught in the classroom, but learn to recognize elements of geographic space through the geotechnologies, highlighting the importance of teaching and learning cartography in basic education.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Tecnologias educacionais
Inovações educacionais
Geotecnologias
Cartografia
Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: CARVALHO, Raylane Correia de. Práticas e vivências na sala de aula; o uso de geotecnologias no PIBID. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6208
Data do documento: 8-fev-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas e vivências na sala de aula; o uso de geotecnologias no PIBID.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.