00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Carlos Argolo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801524874618932pt_BR
dc.creatorCosta, Camila Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430561754887346pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-04T18:52:33Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2019-12-04T18:52:33Z-
dc.date.issued2016-11-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Camila Lima da. A utilização do laboratório de matemática para o ensino e aprendizagem de trigonometria no 2º ano do Ensino médio. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6201-
dc.description.abstractThis thesis presents an approach to the math lab in the school context, with a view to use of manipulatives in trigonometry. The goal is to guide teachers of Alagoas State Education Network in preparing lessons using the math lab, in order to enrich the teaching trigonometry. Initially, it took a historical analysis about the contents to be addressed. After the bibliographical analysis, a survey with teachers of state schools that are also students of PROFMAT / UFAL was held, addressing possible difficulties in using mathematics laboratory. Then it created a didactic sequence using math lab materials being applied in the 2nd year high school classes of the State School Odete Bonfim, Maribondo - AL. The aim of this work suggest to teachers and future teachers of mathematics, a material that can be used in the classroom to assist Trigonometry teaching, thus seeking improvements in teaching and learning by inserting the math lab at school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectTrigonometria – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLaboratório de matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectMathematics - Study Teachingpt_BR
dc.subjectTrigonometry - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectMathematics Laboratorypt_BR
dc.subjectManipulatives materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA utilização do laboratório de matemática para o ensino e aprendizagem de trigonometria no 2º ano do Ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of the mathematics laboratory for the teaching and learning of trigonometry in the 2nd year of High schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNa presente dissertação apresentamos uma abordagem sobre o laboratório de matemática no contexto escolar, com vista para utilização de materiais manipuláveis em trigonometria. O objetivo é auxiliar professores da Rede Estadual de Educação de Alagoas na preparação de aulas utilizando o laboratório de matemática, visando o enriquecimento do ensino de trigonometria. Inicialmente, realizou-se uma análise histórica a respeito dos conteúdos a serem abordados. Após as análises bibliográficas, foi realizada uma pesquisa com professores da rede estadual de ensino que também são discentes do PROFMAT/UFAL, abordando as possíveis dificuldades enfrentadas na utilização do Laboratório de Matemática. Posteriormente, foi elaborada uma seqüência didática utilizando materiais do laboratório de matemática sendo aplicada em turmas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Odete Bonfim, Maribondo - AL. Pretende-se com esse trabalho propor aos professores e futuros professores de matemática, um material que possa ser utilizado em sala de aula para auxiliar o ensino de trigonometria, buscando assim melhorias no ensino-aprendizado através da inserção do laboratório de matemática no ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.