00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6186
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de viés comunicativo em uma sala de aula: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa no Ensino fundamental público
Título(s) alternativo(s): Pratices focusing communication in a classroom: reflections on English language teaching and learninng in the public Secondary school
Autor(es): Costa, Juliana Patrícia Nunes
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pitombeira, Cátia Veneziano
Resumo: O ensino de Línguas Estrangeiras apresenta dificuldades no cenário das escolas públicas brasileiras, e determinadas alternativas devem ser tomadas para possibilitar aos alunos uma aprendizagem que seja acessível ao seu contexto escolar. Os índices educacionais no estado de Alagoas carecem da atenção, pois demonstram a necessidade de aperfeiçoar as estratégias de aprendizagem para que possamos alcançar índices melhores. O objetivo desse trabalho é estabelecer uma proposta de aula de viés comunicativo para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na escola pública, básica e regular, como uma sugestão de mudança e intervenção nas aulas de Língua Inglesa. O texto está dividido em quatro seções. Na primeira seção, podemos observar todo o percurso metodológico no decorrer da pesquisa, trata-se da metodologia aplicada à pesquisa, iniciando com o papel da Linguística Aplicada no século XXI, inserindo a pesquisa no campo da pesquisa qualitativa e por fim, apresentando as diretrizes metodológicas de coleta de dados. Na segunda seção, discuto o processo teórico que norteia a pesquisa, com a apresentação de temas como o conceito de língua como interação verbal, o cenário do ensino de Inglês na escola pública e os conceitos referentes aos métodos e abordagens de ensino de Língua Inglesa. Na terceira seção, discorro sobre o contexto do livro didático de língua estrangeira, o processo de aprovação e escolha pelos professores nas escolas públicas e os problemas apresentados, principalmente no que se refere ao uso de atividades com viés comunicativo. E na quarta seção, apresento as discussões acerca da análise dos dados coletados, discutindo a recepção e o desenvolvimento dos alunos à proposta apresentada. Os resultados obtidos até o momento demonstram uma possível modificação na perspectiva de aprendizado dos alunos, através das reflexões acerca do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na escola pública realizadas nessa pesquisa. Dessa maneira, os alunos perceberam que a oralidade durante as aulas de Língua Inglesa é possível, e que o desenvolvimento de cada atividade pode ter um resultado favorável na medida em que eles possam produzir língua oral, e tais fatores já podem favorecer a motivação dos alunos em relação à aprendizagem da língua, entendida como interação social e não apenas como a assimilação de vocabulário e gramática.
Abstract: The Foreign Languages teaching presents many difficulties in the scenario of Brazilian public schools, and certain alternatives should be taken to enable the students a learning that may be accessible in their schooling context. The rates in the state of Alagoas lack attention, because they demonstrate the needing of improve learning strategies so that we can achieve better rates. The aim of this study is to establish a proposal of practices focusing on communication classes for teaching and learning English at regular basic public schools as a proposal for changing and intervening in the English classes. The text is divided into four sections. In the first one, we can see all the methodological approach guiding the research, it is the methodology applied to the research itself, starting from the role of Applied Linguistics in the XXI century, entering research in the field of qualitative research methods and going to, the methodological guidelines of data collection. In the second section, I discuss the theoretical process that guides the research, the presentation of topics such as the concept of language as verbal interaction, the English teaching in the public school setting and the concepts relating to methods and approaches for the English language teaching. In the third section, I discuss about the context of the textbook of a foreign language, the approval process and how the teachers choose it in the public school and the problems presented, especially as regards the use of communicative activities. And in the fourth section, I present the discussions on the analysis of data collected, discussing on the reception and development of students to the proposal presented. The results obtained so far show a possible change in students’ learning perspective, through the reflections about English Language teaching and learning in a public school achieved in this research. This way, students realized that orality during English Language classes is possible, and that the development of each activity given can have a favorable outcome, in such a way they can produce spoken language. These factors may already favor the motivation of students in relation to language learning, and social interaction and not just as the assimilation of vocabulary and grammar.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Língua inglesa – Ensino e aprendizagem
Práticas de viés comunicativo
Applied Linguistics - English language
Practices Focusing Communication - Teaching and learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: COSTA, Juliana Patrícia Nunes. Práticas de viés comunicativo em uma sala de aula: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa no Ensino fundamental público. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6186
Data do documento: 16-dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.