00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6062
Tipo: Dissertação
Título: Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
Título(s) alternativo(s): Cantando em inglês – uma abordagem motivadora para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua estrangeira
Autor(es): Milito, Ana Lúcia Guerra
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Verçosa, Elcio de Gusmão
Resumo: The main purpose of this study is to present recent research on using popular songs in classroom activities in order to increase motivation in teaching and learning a foreign language (in this case, English), as well as highlight the importance of drawing students' attention to motivational factors to language learning and its social cultural aspects. Over the past three decades research in foreign language has confirmed that language learning is indeed enhanced by attention to affect, emotion in that teachers who use humor and create a friendly, supportive and relaxed atmosphere, encouraging the motivational disposition of the learners are most helpful in alleviating foreign language anxiety and facilitating learning. Thus, this study intends to discuss whether motivation can be increased with the teacher’s own enthusiasm and commitment and the close links with the learner motivation, since popular music and lyrics seem to help most students relax and become more receptive to the English learning. Thus, the aim of this study is to show that students would benefit from the regular use of pop songs in English in their classroom activities without changing the basic type of material covered. The introduction of songs in the classroom may help in the retention of the English language while producing a mental repetition that may stimulate language acquisition together with the teacher’s creativity, creating a positive and relaxing environment in the English language classroom. In short, the present study attempts to capitalize on the student’s intrinsic motivation to learn English through the help of popular songs as a creative, motivating way to incorporate music and lyrics to the target language learning.
Abstract: O objetivo principal deste trabalho é apresentar algumas pesquisas recentes sobre o uso de músicas populares em atividades em sala de aula a fim de aumentar a motivação ao ensino e à aprendizagem de uma língua estrangeira (no caso, o inglês), como também salientar para alunos e alunas a importância dos fatores motivacionais relacionados ao aprendizado da língua e seus aspectos sociais e culturais. Nas últimas três décadas, as pesquisas e estudos sobre línguas estrangeiras têm confirmado algumas hipóteses de que o aprendizado de uma segunda língua é realmente intensificado por sua ligação com o afeto, a emoção e também que professores que usam o humor e que criam uma atmosfera amigável e relaxante, encorajando a atitude motivacional dos(as) alunos(as), são bem mais sucedidos em aliviar a ansiedade provocada pelo encontro com a língua estrangeira, facilitando, assim, o aprendizado. Portanto, este trabalho pretende discutir se a motivação pode ser intensificada com o entusiasmo e o comprometimento do(a) professor(a) e sua estreita relação com a motivação do(a) aprendiz, uma vez que a melodia e as letras das músicas populares ajudam a grande maioria dos(as) alunos(as) a relaxar e a se tornar mais receptivos ao aprendizado da língua inglesa. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar que os estudantes poderiam se beneficiar do uso regular de músicas populares em inglês, em suas atividades em sala de aula, sem alterar o procedimento básico do currículo a ser estudado. A introdução da música popular em sala de aula pode ajudar a reter a língua inglesa ao reproduzir uma repetição mental que pode estimular a aquisição da língua, juntamente com a criatividade do(a) professor(a), proporcionando um ambiente tranqüilo e relaxante na sala de aula de língua inglesa.. Em suma, o presente trabalho procura mostrar que é possível tirar proveito da motivação intrínseca dos alunos para aprender inglês com a ajuda de músicas populares como uma abordagem criativa e motivadora de incorporar a música popular ao aprendizado da língua alvo.
Palavras-chave: Língua inglesa – Estudo e ensino
Atividades em sala de aula
Música popular
Professores
Criatividade
Motivação
motivation
popular songs
intrinsic motivation
classroom activities
teacher’s creativity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MILITO, Ana Lúcia Guerra. Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6062
Data do documento: 26-abr-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Singing in English a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language.pdf461.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.