00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6059
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de variedades de alface (lactuca sativa l.) em função de diferentesdoses de húmus de minhoca
Autor(es): Uchôa, Vitor Gomes
Primeiro Orientador: Paes, Reinaldo de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Ligia Sampaio
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Lucas dos Santos
Resumo: Cada vez mais a preocupação com a obtenção de alimentos mais saudáveis tem aumentado, bem como a conservação ambiental.A utilização de compostos orgânicos na adubação de hortaliças é crescente e tem mostrado resultados promissores para o desenvolvimento da agricultura, principalmente para a base orgânica. Objetivou-se por meio desse estudo avaliar o desenvolvimento de sete variedades de alface (Lactuca sativa L.) em função de quatro doses de húmus de minhoca. As mudas foram previamente produzidas em bandejas de polietileno de 200 células contendo substrato comercial e transplantadas 30 dias após semeadura em vasos plásticos de volume de 1,9L, contendo como substrato1/3 de areia, 1/3 de horizonte B e 1/3 de torta de filtro sendo utilizado o delineamento experimentalinteiramente casualizado e arranjados em esquema fatorial 7 x 4, com quatro repetições. Foram utilizadas as doses de 0, 50, 100 e 150g de húmus, onde as doses foram aplicadas novamente a cada 15 dias. As mudas foram acondicionadas em telado protegido durante a condução dos experimentos, sendo a irrigação realizada diariamente,as avaliações foram realizadas com intervalos de sete dias. Para a avaliação do desenvolvimento das plantas de alface, foram mensurados o número de folhas (NF), altura de plantas (AP) e diâmetro da parte aérea (DPA). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANAVA), e para as variáveis quantitativas, foi feita análise de regressão, para comparação de médias,foi realizado o teste de Tukey (p≤0,05). Foram detectadas diferenças significativas (p≤0,05) entre as variáveis analisadas para as variedades e doses de húmus. As variedades Rubinela, Mimosa eCinderelaforam as que tiveram melhor desempenho.De modo geral, a alface respondeu bem ao incremento na dose de húmus aplicada, tendo um aumento significativo na produção de matéria fresca e seca.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Adubação orgânica
Hortaliça
Cultivo orgânico - Alface
Sistema de cultivo
Organic fertilization
Vegetables
Organic Farming - Lettuce
Cultivation system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: UCHÔA, Vitor Gomes. Desenvolvimento de variedades de alface (Lactura sativa L.) em função de diferentes doses de húmus de mioca. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6059
Data do documento: 6-fev-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.