00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6027
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática para o ensino de botânica: um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence for botanical education: a facilitating instrument in the teaching-learning process
Autor(es): Silva, Jaqueline Maria Nogueira Tavares da
Primeiro Orientador: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Josabete Salgueiro Bezerra de
metadata.dc.contributor.referee2: Landell, Melissa Fontes
Resumo: O ensino da Botânica é importante, pois oferece conhecimentos que ajudam na reflexão e na mudança de atitudes que permitem a continuidade da vida no planeta e na qualidade do ambiente. O presente estudo teve o objetivo de verificar a percepção de professores e estudantes da Rede Pública Estadual do Município de Barreiros - Pernambuco na abordagem do ensino de Botânica e testar a sequência didática como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro, foi aplicado um questionário envolvendo nove professores de Biologia da Educação Básica e cento e setenta e nove estudantes do 2.º ano do Ensino Médio, com a intenção de diagnosticar a percepção deles sobre o ensino de Botânica. O segundo momento foi realizado na Escola Estadual Professor Joaquim Augusto de Noronha Filho, com cento e vinte e dois estudantes de 2.º ano do Ensino Médio, divididos em dois grupos, para a aplicação de duas estratégias de ensino com o conteúdo de Botânica. Para o grupo estratégia 1, foi utilizado o ensino com aula expositiva dialogada e para o grupo da estratégia 2, o ensino com sequência didática, que apresentou a seguinte organização: pré-teste, tempestade de ideias e resolução de situações-problemas em grupo, aula expositiva com jogo de tabuleiro, aula prática e monitoria, reaplicação das situações-problema, atividade de plantio e avaliação final, respectivamente. Foi possível verificar que a maioria dos professores (100%) e estudantes (90%) consideram importante o ensino de Botânica na Educação Básica, mas os estudantes (54%) desejam aulas mais dinâmicas. De acordo com os professores a Fisiologia Vegetal é o conteúdo de maior dificuldade para abordar nas aulas e isso revela a necessidade de cursos de atualização para professores da Educação Básica para essa abordagem. Com relação as estratégias de ensino aplicadas nos grupos, constatou-se que o ensino com sequência didática teve o melhor resultado. Essas constatações revelam o quanto é importante um ensino de sequência didática com modalidades diversificadas, pois permite que o estudante seja um agente ativo e possibilita atender as mais variadas formas de aprendizagem. Portanto, a postura de mudanças no processo de ensino envolve de forma central o professor, o que é fundamental para evolução do aprendizado do conteúdo e para a prática da cidadania.
Abstract: The teaching of Botany is important because it offers the knowledge that helps the reflection and the change of the attitudes that allow for the continuity of life on the planet and the quality of the environment. This study aimed to assess the perception of educators and students from the public education system in Barreiros - Pernambuco in the approach of Botany education and to evaluate the didactic sequence applied as a tool to facilitate the teaching-learning process. The research was organized into two phases. In the first phase, a questionnaire was applied to nine Biology teachers in the Basic Education system and one hundred and seventy-nine students from the 2nd year of high school, aiming to determine their perception in regards to the Botany education. The second phase was held at the Escola Estadual Professor Joaquim Augusto de Noronha Filho public school, with one hundred and twenty-two high school students, divided into two groups, for the application of two teaching strategies with Botany content. A method using a dialogue-exposure type of lecture was applied to Group 1. The group 2 strategy was to teach using a didactic sequence, which had the following layout: pretest, brainstorming and problem solving in group, lecture with board game, practical and monitoring classes, reapplication of problem situations, planting activity and final evaluation, in this order. It was found that teachers (100%) and most students (90%) consider important to teach Botany in basic education, but students (54%) want more dynamic classes. According to the teachers, Plant Physiology is the most difficult content to approach in class and this reveals the need for refresher courses for teachers of Basic Education in this approach. Regarding the teaching strategies applied to the two groups, it was found that the didactic sequence had the best results. These findings reveal how important a didactic sequence with diverse modalities is important in teaching, as it allows the student to be an active agent and makes it possible to meet the most varied forms of learning. Therefore, the approach for changes in the teaching process involves the teacher as the central figure, and is crucial for the evolution of content learning and for the practice of citizenship.
Palavras-chave: Botânica – Estudo e ensino
Educação básica
Estratégias didáticas
Aprendizagem
Sequência didática
Botany - Study and Teaching
Basic Education
Didactic strategies
Learning
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SILVA, Jaqueline Maria Nogueira Tavares da. Sequência didática para o ensino de botânica: um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6027
Data do documento: 10-jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática para o ensino de botânica um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem.pdf7.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.