Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva Neto, Gregório Manoel da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Flores, Andre Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2996479480895178 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Márcio Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1541276246771533 | pt_BR |
dc.creator | Soares, Rubia Marcia dos Santos Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4256077652095017 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T14:22:34Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01 | - |
dc.date.available | 2019-10-04T14:22:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Rubia Marcia dos Santos Lima. Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6011 | - |
dc.description.abstract | The great difficulty in understanding the process of demonstrating algebraic identities has become a great challenge for students who often need material that helps them or simply convinces them that these expressions are true. Nothing is better than using the beauty of geometry for images to stimulate students in the pursuit of knowledge. Then, we develop didactic sequences using concrete material, which can be applied in the classroom in a very dynamic way. Given that the image itself already proves the proof of some expression, we approach in detail the steps we must take to arrive at the result. It can be used by the teacher when presenting the content or just to fix it, serving as the basis for the emergence of investigations into other identities. The emphasis is to provide visual cues to the observer to stimulate mathematical thinking. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria algébrica – Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Desenho geométrico | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Algebraic identities | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Concrete material | pt_BR |
dc.subject | Proof Withont Words | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometric demonstrations of elementary algebraic relations: a didactic sequence proposal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A grande dificuldade em entender o processo de demonstração de identidades algébricas, tem se tornado um grande desafio para alunos, que muitas vezes necessitam de um material que os auxilie ou simplesmente os convença de que essas expressões são verdadeiras. Nada melhor do que usarmos a beleza da geometria para através de imagens estimularem estudantes na busca do conhecimento. Então, desenvolvemos sequências didáticas utilizando material concreto, que podem ser aplicadas em sala de aula de forma bastante dinâmica. Tendo em vista que a própria imagem já induz a prova de alguma expressão, abordamos minuciosamente os passos que devemos fazer para chegarmos ao resultado. Podendo ser utilizado pelo professor ao apresentar o conteúdo ou apenas para fixá-lo, servindo de base para o surgimento de investigações em outras identidades. A ênfase é fornecer pistas visuais ao observador para estimular o pensamento matemático. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Demonstrações geométricas de relações algébricas elementares: uma proposta de sequência didática.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.