00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5999
Tipo: Dissertação
Título: A compreensão leitora entre alunos do 7º ano do Ensino fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas: uma pesquisa – ação interventiva
Autor(es): Santos, Kayllene Leite da Rocha
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Os alunos das escolas públicas municipais da nossa região, principalmente no interior do Estado, têm apresentado um preocupante déficit de compreensão leitora, o que vem sendo evidenciado pelos testes oficiais ao longo dos últimos anos. Baseada em autores como Kleiman (1989), Silveira (2005, 2015), Leffa (1996), entre outros, esta pesquisa situa-se na área dos estudos do processamento da leitura numa abordagem cognitiva e teve como objetivo proporcionar uma experiência de intervenção didática por meio de um projeto de leitura e compreensão de texto utilizando 3 atividades de leitura como o teste cloze, também conhecido como texto lacunado, com a intenção de verificar a competência textual dos alunos, ou seja, a percepção dos elementos de coesão e coerência textuais. Além disso, foram aplicados 4 testes de múltipla escolha com o intuito não só de melhorar o nível de compreensão leitora dos alunos colaboradores, mas também de familiarizá-los com esse tipo de teste. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mas precisamente uma pesquisa-ação, que se caracteriza também como interpretativa, interventiva, com aporte quantitativo. A pesquisa foi realizada numa escola municipal de uma cidade do interior de Alagoas (Rio Largo), em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental, durante o segundo semestre de 2015. Dentre os 78 alunos colaboradores da pesquisa, 41 deles eram do sexo masculino e 37 eram do sexo feminino, na faixa etária entre 11 e 16 anos, sendo a grande maioria oriunda de classe social baixa. Os dados foram coletados por meio de instrumentos, tais como, questionário, entrevistas e testes de compreensão de textos escritos, que foram aplicados aos alunos das duas turmas e cujos resultados foram computados, analisados e estão apresentados em forma de gráficos estatísticos e quadros demonstrativos. Para o registro dos relatos das experiências de leitura foi utilizado um diário de bordo. Na análise, houve a avaliação qualitativa dos dados e o cotejamento do desempenho dos alunos evidenciado pelas notas obtidas após a aplicação dos testes, seguida de discussões e comentários no sentido de se verificar algum melhoramento no nível de compreensão leitora dos alunos colaboradores. Ao final da pesquisa, foram feitas entrevistas com alguns alunos que apresentaram deficiência acentuada de compreensão leitora, mesmo depois de terem passado pelas experiências remediadoras de leitura. Também foram entrevistados alunos que tiveram desempenho bom e mediano, no sentido de se cotejarem algumas variáveis atitudinais intervenientes ao longo da aplicação dos testes. Verificou-se que ao longo da pesquisa, dos 78 alunos, 12 alunos foram faltosos, evadidos ou transferidos; assim, 66 participaram efetivamente da experiência didática, comparecendo a todos os testes. Quanto aos resultados, 35% dos alunos tiveram um desempenho crescente nos testes de compreensão leitora; 24% dos alunos mantiveram-se como estáveis positivos; 12% continuaram com desempenho deficitário e 30% apresentaram um desempenho entre decrescente e oscilante. Verificou-se que muitas variáveis intervenientes podem ter influenciado esse resultado, dentre as quais destacamos uma possível dificuldade de decodificação; a falta de práticas sistemáticas de leituras significativas e questões atitudinais como falta de interesse e motivação para o estudo. Apesar disso, acredita-se que, se a experiência se prolongasse por mais tempo, esses resultados poderiam ser melhores em relação à compreensão leitora dos alunos.
Abstract: Students from municipal public schools of our region, mainly in the interior of our state, have being presenting a serious deficit of reading comprehension and this has been demonstrated in the official tests during these last years. Based on authors such as Kleiman (1989) Silveira (2005, 2015), Leffa (1996), among others, this study is situated in the field of cognitive reading processes and had a purpose of providing a didactic experiment of intervention by the means of a reading comprehension didactic project using reading activities such as the multiple choice test used to verify reading comprehension and the cloze test which was used to verify students’ textual competence, that is, the perception of textual elements such as cohesion and coherence. In order to obtain a characterization of the students, a questionnaire was used, as well as some informal interviews. The research carried out is a qualitative one, more precisely seen as an action research which also has quantitative and interpretative aspects. The research was carried out in two 7th year groups of a municipal elementary school in the interior of Alagoas State, in the Northeast of Brazil, during the second semester of 2015, when 78 students participated in the research, but 12 of them were transferred, absent or dropout students. So, 66 students actually participated in the experiment. The objective of the study was not only to familiarize students with the tests, but also to increase their level of comprehension. Everything which happened during test application was registered in a logbook. The results were systematized and showed in graphics and tables and were also analysed through commentaries and ponderations. In these analyses, the author tried to evaluate if there was any improvement in the students’ performance in relation to reading comprehension. Finally, the author used interviews in order to evaluate some students’ attitudes towards their own performance. In relation to the results, 35% of the students reached to an increasing performance in the multiple choice test; 24% of them continued to be positively stable; 12% kept their deficit and 30% presented a performance between decreasing and oscillating. Many intervenient variables could have influenced these results, such as difficulties in rapid decoding, lack of a systematic reading practice and negative attitudes such as lack of motivation and interest in school learning. Despite of this, if the experiment could be longer, these results could be better, in the sense of students’ reading comprehension improvement.
Palavras-chave: Leitura – Estudo e ensino
Abordagem cognitiva da leitura
Compreensão leitora – Teste de avaliação
Reading - Study and teaching
Cognitive reading approach
Reading Comprehension - Test evaluation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Reading at school
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Kayllene Leite da Rocha. A compreensão leitora entre alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas: uma pesquisa – ação interventiva. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5999
Data do documento: 23-fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.