00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5998
Tipo: Dissertação
Título: O blog na escola: (Re)significando a escrita pelo hipertexto
Título(s) alternativo(s): Blogs in school: (re)signifying writing through hypertext
Autor(es): Silva, Hélia Pinheiro Morais da
Primeiro Orientador: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Nukácia Meyre Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Stella, Paulo Rogério
Resumo: O presente trabalho discute as relações entre uma proposta didática de letramento e o uso de tecnologia com o objetivo de trabalhar a produção escrita de blogs digitais na esfera de atividade cultural do cinema como estratégia para ampliar as práticas de letramento de alunos de uma turma de 8º ano de uma escola pública localizada em Marechal Deodoro, município de Alagoas. A escolha pelo trabalho com os blogs como nova forma de comunicação interindividual não redutível a relações escolares mais tradicionais constituiu uma estratégia para provocar mudança no posicionamento discursivo dos alunos no que se refere à imagem da norma e à representação do professor como instância superior de poder, que, nos limites desta dissertação, constituíram o problema de pesquisa. Para o trabalho de intervenção, lancei mão da abordagem teórico-metodológica de cunho etnográfico para o contexto da educação combinada com noções da concepção dialógica da linguagem de Bakhtin e seu Círculo. As produções finais dos blogs chamaram minha atenção para a presença de aspectos discursivos e linguísticos bem mais complexos em relação aos que os alunos normalmente utilizavam nas suas produções fora do ambiente digital, a saber: escolha mais autônoma de uso de diferentes gêneros constitutivos da estrutura hipertextual do blog; constituição identitária social pelo estilo e estabelecimento de autoria na tensão identidade/alteridade; redimensionamento dos papeis sociais marcados na sala de aula, escolhas de processos de retextualização, além da adequação no uso das modalidades oral e escrita. Os resultados ainda mostraram que o uso do suporte digital blog colaborou para a instauração de deslocamentos discursivos tanto do professor como dos alunos em relação à noção de tema, no sentido bakhtiniano, de língua única como valoração ideológica em sala de aula.
Abstract: This paper discusses the relationship between a didactic proposal of literacy and the use of technology in order to work the written production of digital blogs in the sphere of cultural cinema activity as a strategy to increase literacy practices of 8th. grade students of a public school located in Marechal Deodoro city, Alagoas. The choice to work with blogs as a new form of inter-communication not reducible to more traditional school relations was a strategy to bring about changes in discursive positioning of students with regard to the image of the standard and the representation of the teacher as higher instance of power, that, within the limits of this work constituted the research problem. For the intervention work, I have drawn resorted to an ethnographic approach in the education context together with notions of dialogical conception of Bakhtin's language and his Circle. The final production of blogs caught my attention to the presence of discursive and linguistic aspects much more complex than students normally used in their production out of the digital environment, namely: more autonomous choice of using different genres in their blogs; social identity constitution by style and establishing authorship in tension identity / otherness; resizing of social roles marked in the classroom, retextualization processes choices, as well as compliance in the use of oral and written forms. The results also showed that the use blogs contributed to the establishment of discursive displacements both the teacher and the students regarding the subject of notion, in Bakhtin sense, single language as an ideological valuation in the classroom.
Palavras-chave: Língua Portuguesa – Estudo e Ensino
Letramento
Blogs
Hipertexto
Portuguese Language - Study and Teaching
Literacy
Hypertext
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SILVA, Hélia Pinheiro Morais da. O blog na escola: (Re)significando a escrita pelo hipertexto. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5998
Data do documento: 18-fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O blog na escola (Re)significando a escrita pelo hipertexto.pdf24.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.