00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5997
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da compreensão leitora de alunos do 7º ano da rede pública de ensino
Título(s) alternativo(s): Un análisis de La comprensión de lectura de los alumnos Del 7º grado de La red pública de aducación
Autor(es): Jesus, Fabiana Santana de
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Deywid Wagner de
metadata.dc.contributor.referee2: Zozzoli, Rita Maria Diniz
Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção, cuja intenção foi investigar a compreensão leitora dos alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública municipal de Marechal Deodoro/AL. É uma pesquisa-ação de natureza etnográfica, em que o objetivo maior foi procurar discutir, a partir dos pressupostos da tese de compreensão responsiva, defendida por Bakhtin (1997), e de outras teorias afins, como se dá o processo de compreensão de texto, e com isso poder contribuir nas práticas de ensino e aprendizagem de leitura em sala de aula de Língua Portuguesa. Para isso, elaboramos uma proposta de ação interventiva com o objetivo de desenvolver a apreensão e prática de algumas operações discursivas realizadas antes, durante e depois da leitura, partindo do gênero literário conto, numa progressão, indo da micro para a macroestrutura do texto. Situada dentro de uma visão dialógica da linguagem, no campo da Linguística Aplicada, a partir da qual as práticas de ensino e aprendizagem da língua são consideradas como parte de um processo complexo, passíveis de serem estudados interdisciplinarmente (MOITA LOPES, 1997), é uma pesquisa de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001), tipo de pesquisa pertinente ao estudo de fenômenos complexos e singulares ocorrentes nas relações interpessoais e sociais, em que as análises estão centradas nos significados que os indivíduos dão as suas próprias ações no meio social em que vivem e constroem suas relações interpessoais.A realização da pesquisa revelou que, investindo mais esforços no trabalho com a leitura e a escrita nas salas de aula de língua materna, pode-se chegar a resultados bem positivos.
Abstract: Este trabajo es una investigación de intervención, cuya intención era investigar La comprensión de lectura de los estudiantes en una clase de séptimo grado de la escuela primaria II, una escuela municipal pública Deodoro / AL Mariscal. Es una investigación de acción etnográfica, en el que el objetivo final se buscan discutir, a partir de los supuestos de la tesis de la comprensión sensible, defendidas por Bakhtin (1997), y otras teorías relacionadas, cómo es el proceso de comprensión de lectura y con ello contribuir en la enseñanza de la lectura y las prácticas en el aula de aprendizaje portugués. Para ello, hemos preparado uma propuesta de acción intervencionista con el fin de desarrollar y practicar la toma de algunas operaciones discursivas realizadas antes, durante y después de la lectura, basado en el cuento de género literario, una progresión, al pasar de micro a la macro-estructura del texto. Situado dentro de una visión dialógica del lenguaje en el campo de la Lingüística Aplicada, de la que se consideran las prácticas de enseñanza y aprendizaje de idiomas como parte de un proceso complejo que puede ser estudiado interdisciplinario (MOITA LOPES, 1997), es um investigación cualitativa (CHIZZOTTI, 2001), el tipo de investigación relevantes para el estudio de los fenómenos complejos y únicos que se producen en las relaciones interpersonales y sociales, donde los análisis se centran en los significados que las personas dan a sus propias acciones en el entorno social en el que viven y construir sus relaciones interpessoais.La realización de la encuesta reveló que al invertir más esfuerzo en el trabajo con la lectura y la escritura en la lengua materna del aula, se puede llegar a resultados muy positivos.
Palavras-chave: Atitudes responsivas ativas
Compreensão na leitura
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino fundamental – Marechal Deodoro (AL)
Discurso
Actitudes receptivas activas
Comprensión de lectura
Lengua Portuguesa - Estudio y enseñanza
Aprendizaje
Escuela primaria - Marechal Deodoro (AL)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Comprensión activa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: JESUS, Fabiana Santana de. Uma análise da compreensão leitora de alunos do 7º ano da rede pública de ensino. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5997
Data do documento: 20-out-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise da compreensão leitora de alunos do 7º ano da rede pública de ensino.pdf8.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.