00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5986
Tipo: Dissertação
Título: Pensar biologicamente é pensar evolutivamente: jogo didático como facilitador da aprendizagem dos conhecimentos em biologia evolutiva e seleção natural, com base na teoria da aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): To think biologically is to think evolutionarily: a didactic game to facilitate learning in evolutionary biology and natural selection, based on the theory of meaningful learning.
Autor(es): Alencar, Elaine Paula Gonçalves
Primeiro Orientador: Silva, Jorge Luiz Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Crisólogo de Sales
metadata.dc.contributor.referee2: Justino, Gilberto Costa
Resumo: Considerando a evolução como um eixo central e norteador de todas as áreas das ciências biológicas, discutiu-se, neste estudo, a importância da utilização de conhecimentos prévios dos alunos na prática docente, tendo como base os princípios teóricos da aprendizagem significativa. Os grandes desafios do ensino de evolução configuram-se no histórico duelo ciência versus religião, nas concepções erradas a respeito da aleatoriedade das mutações e no desconhecimento do real mecanismo da seleção natural. O objetivo deste trabalho é viabilizar a construção de um olhar evolutivo dos alunos, acerca da biologia, a partir de experiências pessoais e vivências dos mesmos. A metodologia aplicada foi uma estratégia didática que incluiu uma excursão guiada num ambiente preservado de Caatinga e a aplicação do jogo de tabuleiro “pensar biologicamente é pensar evolutivamente”, que simulou modificações populacionais em serpentes cascavéis em diferentes ambientes de Caatinga. A amostra final foi integrada por 78 alunos de 3º ano do Ensino Médio, divididos em grupo controle e experimental. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionários, registros fotográficos feitos pelos alunos e relatos escritos sobre cada etapa da metodologia. Os resultados, após análises qualitativa e quantitativa, permitiram concluir que houve uma melhor compreensão dos mecanismos de evolução, sobretudo das adaptações dos seres vivos da Caatinga, como a camuflagem da lagartixa do lajedo. Houve um aumento de 24% de respostas satisfatórias do grupo experimental em relação ao grupo controle, acerca da raridade de cascavéis albinas. Outros aspectos da teoria, principalmente os que envolvem evolução humana, necessitam ser reforçados através de estratégias específicas. Conclui-se que a estratégia didática aqui utilizada é adequada para ser aplicada na realidade dos alunos da amostra, porém o ideal é uma abordagem evolutiva de todos os conteúdos da biologia desde o 1º ano desta etapa de ensino.
Abstract: Considering evolution as a central and guiding axis of all areas of the biological sciences, this study discussed the importance of using students' prior knowledge in teaching practice, based on the theoretical principles of meaningful learning. The great challenges of the teaching of evolution are the historical duel science versus religion, the misconceptions about the randomness of mutations and the lack of knowledge of the real mechanism of natural selection. The aim of this work is to enable the construction of an evolutionary look at biology for students, from their personal experiences. The applied methodology was a didactic strategy that included a guided tour of a preserved Caatinga environment and the application of the board game “thinking biologically is thinking evolutionarily”, which simulated population changes in rattlesnakes in different Caatinga environments. The final sample consisted of 78 students of the 3rd year of high school, divided into control and experimental groups. Data were collected through questionnaires, photographic records made by students and written reports about each step of the methodology. The results, after qualitative and quantitative analysis, allowed us to conclude that there was a better understanding of the mechanisms of evolution, especially the adaptations of the Caatinga living beings, such as the lizard`s camouflage. There was a 24% increase in satisfactory responses from the experimental group over the control group regarding the rarity of albino rattlesnakes. Other aspects of the theory, especially those involving human evolution, need to be reinforced through specific strategies. It is concluded that the didactic teaching strategy used here is adequate to be applied to the real-life learning situations of the students of the sample, but the ideal method is an evolutionary approach to all the contents of biology from the first year of this stage of teaching.
Palavras-chave: Biologia (Ensino médio)
Evolução biológica - Estudo e ensino
Jogos no ensino de biologia
Aprendizagem significativa
Biology (High School)
Biological evolution - Study and teaching
Games in the teaching of biology
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: ALENCAR, Elaine Paula Gonçalves. Pensar biologicamente é pensar evolutivamente: jogo didático como facilitador da aprendizagem dos conhecimentos em biologia evolutiva e seleção natural, com base na teoria da aprendizagem significativa. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5986
Data do documento: 22-jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.