00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Experimentos em ecologia para incrementar a eficácia do ensino em áreas rurais no Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Ecological experiments to increase the efficacy of education in rural areas in Northeast Brazil
Autor(es): Santos, Caio Rodrigo Moura
Primeiro Orientador: Batista, Vandik da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Simão, Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jorge Luiz Lopes da
Resumo: O ensino de ecologia do Ensino médio tem caminhado para uma abordagem cada vez mais superficial de conceitos e fenômenos, muitas vezes, bem distantes da realidade dos alunos. Isso acaba promovendo uma aprendizagem simplista desse conteúdo, dificultando a compreensão do funcionamento dos sistemas ecológicos de forma integrada e, consequentemente, gerando confusões conceituais e concepções ecológicas equivocadas. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo testar a eficácia do uso de experimentos práticos sob uma abordagem interacionista, para o aprendizado de Ecologia de Populações por alunos do Ensino Médio. Para isso, propomos a utilização de experimentos ecológicos para aumentar a apropriação de conhecimentos de alunos do ensino médio num contexto de escola rural. Considerando as características agrícolas da região onde a escola estava inserida, construímos e aplicamos dois experimentos utilizando conceitos básicos sobre ecologia de populações que foram aplicados em cultivos agrícolas para observar a viabilidade dessas populações na área da horta escolar. Os alunos foram sorteados aleatoriamente para desenvolver as atividades da sequência didática e divididos em grupos individuais, duplas e trios, para testar a influência das interações sociais na formação de estruturas cognitivas. Os alunos foram submetidos a dois testes para avaliação quantitativa e qualitativa. A análise estatística demonstrou que os resultados foram significativos com P>0,05 e o teste de Tukey comprovou que os alunos que trabalharam em grupos, alcançaram melhores resultados do que aqueles que realizaram as mesmas tarefas individualmente, o que justificou a utilização da abordagem construtivista. De forma complementar, nossa pesquisa também realizou uma análise cienciométrica de publicações sobre modelos metodológicos instrucionais para o ensino de ecologia. Os resultados confirmam que teorias pedagógicas não são explicitadas na maioria das publicações analisadas o que permitiu realizar uma série de reflexões importantes sobre o uso de teorias pedagógicas para a construções de modelos instrucionais na área de Ecologia.
Abstract: To teach ecology in high school is a challenge to leave pure conceptual approaches to move towards the current real life of students. Teaching difficulties end up promoting simplistic learning of this content with deep connection to students’ interests. Moreover, the understanding of the ecological systems dynamics in an integrated way may generate conceptual confusion and misconceptions. This research proposal aims to test the effectiveness of the use of practical experiments under an interactionist approach to the learning of population ecology by high school students. For this, we propose the use of ecological experiments to increase the appropriation of knowledge of high school students in a rural school context. The school is in an agricultural region where we built and applied two experiments using basic concepts on population ecology. The demonstrative experiments were applied to crops testing the viability of these populations. Students were randomly assigned to develop the educational sequence activities and divided into individual, double, and triplet groups to examine the influence of social interactions on the formation of cognitive structures. Students underwent pre and post-tests for quantitative and qualitative assessment. Statistical analysis showed that the results were significant at P< 0.05. Tukey test showed that students who worked in groups achieved better results than those who performed the same tasks individually, supporting the Vygotsky constructivist approach. A scientometric analysis was also performed on articles dealing with instructional methodological to teach ecology. The results confirm that pedagogical theories are not explicit in most of the analyzed publications. Results allowed to make a series of reflections on the limited actual use of pedagogy to construct instructional models in the area of ecology.
Palavras-chave: Vygotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação
Ecologia – Teoria do conhecimento
Construtivismo (Educação)
Ecologia de populações – Estudo e ensino
Sequência didática
Alunos – Ensino médio – Área rural
Education
Ecology - Theory of Knowledge
Constructivism (Education)
Population Ecology - Study and Teaching
Didactic sequence
Students - High School - Rural Area
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: SANTOS, Caio Rodrigo Moura. Experimentos em ecologia para incrementar a eficácia do ensino em áreas rurais no Nordeste do Brasil. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5977
Data do documento: 24-jul-2019
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