00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Neto, Artur Bispo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979204224090102pt_BR
dc.creatorNunes, Carlos Henrique Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6430268368125691pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T18:59:21Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-10T18:59:21Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.citationNUNES, Carlos Henrique Ferreira. Protagonismo e resistência: a educação do campo e as práticas pedagógicas na perspectiva da reapropriação da experiência no campesinato alagoano. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5922-
dc.description.abstractThis master's thesis, entitled "Protagonism and Resistance: the education of the countryside and pedagogical practices in the perspective of re-appropriation of the experience of the Alagoan peasantry", has as main objective to indicate how an education project that was constituted through peculiar characteristics, the which produce a theoretical and practical corpus denominated "education of the field", and that in the last two decades has served as counterpoint to an education more focused on serving the interests of the market, which is based, although under governments more focused on the care of demands of the working class, and with the confrontation and rise of agribusiness and rural exodus, in the defense of a public rural school, autonomous and socially committed in its pedagogical work, linked to the social movements of the land and creator of a pedagogy of its own, and such practices are configured as re-appropriation of time, that is, of the experation. Benjamin's reading helps us to understand the relationship between this pedagogical doing and the possibilities of breaking with the cycle of repetitions imposed by modern and capitalist society through the allegorical reading and interpretation of narratives, an educational practice that takes into account the historicity that the narrative ends and can recover through the confrontation and exploitation of texts the criticality and capacity for radical transformation of the peasant school, above all, in a state that demands a militant education that does not conform to a legacy of a cultural tradition marked by submission to the latifundio and valorization of the city to the detriment of the countryside.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação rural - Alagoaspt_BR
dc.subjectCampesinato – Alagoaspt_BR
dc.subjectEducação – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectEducation of the field - Alagoaspt_BR
dc.subjectPeasantry - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducation - Study and Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProtagonismo e resistência: a educação do campo e as práticas pedagógicas na perspectiva da reapropriação da experiência no campesinato alagoanopt_BR
dc.title.alternativeProtagonism and resistance: the education of the and the pedagogical practices in the perspective of the reappropriation of the experience in the Alagoan peasantrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado, intitulada “Protagonismo e Resistência: a educação do campo e as práticas pedagógicas na perspectiva de reapropriação da experiência no campesinato alagoano” tem por objetivo principal apontar de que modo um projeto de educação que se constituiu através de características peculiares, as quais produzem um corpus teórico e prático denominado de “educação do campo”, e que tem nas últimas duas décadas servido de contraponto à uma educação mais voltada a atender os interesses do mercado, que se assenta, ainda que sob governos mais voltados ao atendimento de demandas da classe trabalhadora, e com o enfrentamento e a ascensão do agronegócio e do êxodo rural, na defesa de uma escola rural pública, autônoma e socialmente comprometida em seu fazer pedagógico, ligada aos movimentos sociais da terra e artífice de uma pedagógica própria. E tais práticas se configuram como formas de reapropriação do tempo, ou seja, da experiência. A leitura de Benjamin nos ajuda a compreender as relações entre este fazer pedagógico e as possibilidades de ruptura com o ciclo de repetições impostas pela sociedade moderna e capitalista através da leitura e interpretação alegóricas das narrativas, de uma fazer educativo que leve em conta a historicidade que a narrativa encerra, podendo recuperar mediante a confrontação e exploração de textos a criticidade e a capacidade de transformação radical da escola campesina, sobretudo, num estado que exige uma educação militante, que não se conforme com um legado de uma tradição cultural marcada pela submissão ao latifúndio e valorização da cidade em detrimento do campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.