00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Patrícia Margarida Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1087625657694882pt_BR
dc.creatorLopes, Maria Ailma Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637703802109136pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T19:00:14Z-
dc.date.available2019-08-21-
dc.date.available2019-09-05T19:00:14Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationLOPES, Maria Ailma Ferreira. Práticas de produção de histórias em quadrinhos em contextos de multiletramentos. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5899-
dc.description.abstractThis study involves discussions about the possibilities of comics production practices in multi-context contexts, inserted in Digital Information and Communication Technologies (TDIC), and their contributions in the educational field, in order to provide different ways of dealing with reading. and with the writing. In this configuration, concepts are explained to understand that literacy practices, performed daily in the classroom, do not always bring about expected changes in student learning, as opposed to the pedagogical possibilities conferred by the spread of digitally literate culture. The general objective of the research is to discuss about the possibilities of comic book production practices in multi-story contexts. To highlight these issues, a qualitative and bibliographic methodology was chosen, using the support of authors such as Rojo (2012; 2013), Ribeiro (2012; 2014), Xavier (2005) who have been addressing studies on literacy in the literature. textual linguistics, being, within the scope of digital literacy, inserted in the field of The main authors behind the discussion include Lévy (2001; 2010; 2015), Rojo (2012; 2013), Soares (2002; 2010), Koch and Elias (2018), Ribeiro (2012), Dudeney (2016), Almeida and Valente (2012) and Gomes (2010). The research question is defined: how do ICT-mediated comic book production practices provide the exercise of reading and writing in multi-context contexts? The study revealed that comic books, mediated by the TDIC, make it possible to think of innovative perspectives in the context of the experiences involving the multi-instruments, specifically in the reading and writing process, starting to gain new means of production, in addition to the spaces established by monomodality. The production of online comic books, through the Pixton application, is configured as multimodal and as one of the practices in the multi-framework contexts, contemplating digital literacy, intertextuality and hypertextuality.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educação – Processos de criaçãopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectHipertextualidadept_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectComics in Education - Creation Processespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectHypertextualitypt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas de produção de histórias em quadrinhos em contextos de multiletramentospt_BR
dc.title.alternativePráticas de multiletramentos no contexto das histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo envolve discussões sobre as possibilidades de práticas de produção de histórias em quadrinhos em contextos de multiletramentos, inseridas nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), e suas contribuições no âmbito educativo, de modo a proporcionar diferentes formas de lidar com a leitura e com a escrita. Nessa configuração, conceitos são explicitados para entender que as práticas de letramentos, realizadas cotidianamente nas salas de aula, nem sempre provocam mudanças esperadas na aprendizagem dos alunos, em oposição às possibilidades pedagógicas conferidas pela disseminação da cultura letrada digitalmente. O objetivo geral da pesquisa consiste em discutir sobre as possibilidades de práticas de produção de histórias em quadrinhos em contextos de multiletramentos. Para evidenciar essas questões, optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo e bibliográfico, recorrendo ao aporte de autores tais como Rojo (2012; 2013), Ribeiro (2012; 2014), Xavier (2005) que vêm abordando os estudos sobre letramento na linguística textual, estando, no âmbito do letramento digital, inseridos no campo dos multiletramentos. Os principais autores que fundamentam a discussão incluem Lévy (2001; 2010; 2015), Rojo (2012; 2013), Soares (2002; 2010), Koch e Elias (2018), Ribeiro (2012), Dudeney (2016), Almeida e Valente (2012) e Gomes (2010). A pergunta da pesquisa define-se: como as práticas de produção de HQ, mediadas pelas TDIC, propiciam o exercício de leitura e escrita em contextos de multiletramentos? O estudo revelou que as HQ, mediadas pelas TDIC, possibilitam pensar em perspectivas inovativas no âmbito das experiências que envolvem os multiletramentos, especificamente no processo de leitura e escrita passando a ganhar novos meios de produção, além dos espaços instituídos pela monomodalidade. A produção de HQ on-line, por meio do aplicativo Pixton, configura-se como multimodal e como uma das práticas nos contextos de multiletramentos, contemplando o letramento digital, a intertextualidade e a hipertextualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de produção de histórias em quadrinhos em contextos de multiletramentos.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.