00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O verbal e o não verbal em histórias em quadrinhos e manuscritos escolares criados por alunos no 2º. ano do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The verbal and non verbal in comics and school manuscripts created by students in 2nd year of Elementary school
Autor(es): Ferreira, Aline da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: As histórias em quadrinhos são reconhecidas pelos órgãos oficiais de educação (BRASIL, 1997, 2007) e pesquisadores defendem sua presença no ensino fundamental, partindo do suposto de que as relações verbais e não verbais que as caracterizam contribuiram para o desempenho dos alunos. Objetivamos compreender de que modo as relações se manifestam em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Para isso, caracterizamos brevemente os estudos semióticos, destacando algumas relações entre linguagem verbal e não-verbal, em particular, aquelas relacionadas ao gênero em questão. Em seguida, apresentamos as especificidades do “manuscrito escolar” conforme definido por Calil (2004, 2008) e os dos processos de criação e escritura em sala de aula. Os dados foram coletados a partir do projeto didático “Gibi na Sala”, desenvolvido em uma classe do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió. Nosso corpus foi formado pelo conjunto de 11 propostas efetivadas pelos 24 alunos, gerando 131 manuscritos escolares. Nestes manuscritos elegemos para análise alguns elementos típicos dos quadrinhos (títulos, balões, metáforas visuais, ícones e palavra “fim” ao final de cada historinha). Notamos que: 1) Títulos, inicialmente não eram indicados e, posteriormente, mantinham relações semânticas como a história narrada, apesar de não trazerem indicações de elementos não-verbais; 2) Balões foram encontrados 991, indicando falas, pensamentos, gritos e sussurros. 3) Metáforas visuais, foram identificadas apenas 5; 4) Icones totalizaram 3; 5) Fim, também em número reduzido, presentes em apenas 4 manuscritos. Houve um aumento significativo da presença de elementos visuais ao longo do desenvolvimento do projeto didático, apesar destes elementos nem sempre estarem de acordo com as indicações representadas pelas imagens oferecidas.
Abstract: The comics are recognized by the official education (BRAZIL, 1997, 2007) and researchers defend their presence in elementary schools, based on the assumption that the verbal and nonverbal relationships that characterize contributed to student performance. We aim to understand how the relations are manifested in manuscripts school comic book Monica's Gang. For this, we characterize briefly the semiotic studies, highlighting some of the relationships between verbal and nonverbal, particularly those related to the genre in question. We then present the specifics of the "Handwriting school" as defined by Calil (2004, 2008) and the processes of creating and writing in the classroom. Data were collected from the project's educational comic book in the Hall, "developed into a class of 2nd year of elementary school of public health system in Maceio. Our corpus was formed by the set of 11 proposals take effect for 24 students, generating 131 manuscripts school. In these manuscripts we elected to analyze some typical elements of comic books (titles, shapes, visual metaphors, icons and the word "end" to the end of each story). We note that: 1) Titles, initially were not indicated, and subsequently maintained semantic relationships such as storytelling, despite not providing indications of non-verbal elements, 2) Balloons, 991 were found, indicating lines, thoughts, cries and whispers . 3) Visual metaphors were identified only 5 and 4) Icones totaled 3, 5) end, too few in number, present in only four manuscripts. There was a significant increase in the presence of visual elements throughout the development of the didactic project, although these elements are not always in accordance with the directions represented by the images provided.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Linguagem não verbal
Escolas - Manuscritos
Linguagem verbal
Comics
Non verbal language
Schools - Manuscripts
Verbal language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Aline da Silva.O verbal e o não verbal em histórias em quadrinhos e manuscritos escolares criados por alunos no 2º. ano do Ensino fundamental. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5885
Data do documento: 23-ago-2010
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