00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5882
Tipo: Dissertação
Título: A interdisciplinaridade na residência multiprofissional de uma universidade federal do Nordeste: à óptica dos residentes
Título(s) alternativo(s): The interdisciplinarity in the multiprofessional residence of a Northeastern federal university: the optics of the residents
Autor(es): Leão, Suderlande da Silva
Primeiro Orientador: Aragaki, Sérgio Seiji
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso consta de uma dissertação e dois produtos educacionais (um artigo científico e um relatório técnico de uma oficina), oriundos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (MPES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Todos esses componentes foram motivados pela minha vivência como preceptora em um hospital público de ensino. Diante dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das estratégias elaboradas pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para sua operacionalização são os programas de residência multiprofissional em saúde. Estas têm o intuito de garantir a formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar (BRASIL, 2102). Diante disso, a pesquisa teve como objetivo analisar os discursos de residentes para saber se a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso (RMSAI) de uma universidade pública do nordeste brasileiro está formando profissionais para o trabalho interdisciplinar na saúde. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade acontece de forma incipiente, com o predomínio de práticas individuais ou multidisciplinares. Para que as práticas interdisciplinares possam se firmar como práxis de maior intensidade, são necessárias mudanças em aspectos organizacionais, estruturais e interpessoais do curso. A partir desses resultados, como primeiro produto educacional foi escrito um artigo, tendo como base a pesquisa, o qual será submetido a um periódico científico. O segundo produto é o relatório técnico de uma oficina, a qual teve como objetivo promover um feedback reflexivo sobre os resultados da pesquisa e produzir propostas para melhoria da formação proporcionada pela RMSAI. A oficina, atingindo o objetivo, se constituiu em uma importante estratégia de reflexão acerca do tema interdisciplinaridade no âmbito da RMSAI, fomentando a troca de experiências e ideias entre as participantes. Além disso, se configurou em uma oportunidade de avaliar de forma colaborativa ambientes de práticas educativas, tal como proposto pelo mestrado profissional.
Abstract: This Academic Work consists of a dissertation and two educational product. Result of a research developed in the Professional Master in Health Teaching of the Faculty of Medicine (PMHT) of the Federal University of Alagoas (FUAL), It was motivated by my experience as a preceptor in a public teaching hospital. Considering the principles of the Unified Health System (UHS), one of the strategies developed by the Ministries of Education (MEC) and Health (MH) for its operationalization are the multiprofessional health residency programs. These are intended to guarantee training based on comprehensive, multiprofessional and interdisciplinary care (BRASIL, 2102). The aim of this research was to analyze the discourses of the residents to know whether the Multiprofessional Residency in Adult and Elderly Health (RMSAI) of a public university in the Brazilian Northeast is training professionals for interdisciplinary health work. The results showed that the interdisciplinarity happens in an incipient way, with the predominance of individual and multidisciplinarity practices. In order for interdisciplinarity practices to be established as a more intense praxis, changes in the organizational, structural and interpersonal aspects of the course are required. Based on these results, as the first educational product was written a scientific article, based on the research, which will be submitted in a scientific journal. The second product is the technical report of a workshop, which aimed to promote reflective feedback on the results of the research and to produce proposals to improve the training provided by the MRAEH. As the workshop achieved its objective it became an important strategy for reflection on the subject of interdisciplinarity within the MRAEH, fostering the exchange of experiences and ideas among the participants. Besides, it has been configured in an opportunity to collaboratively evaluate environments of educational practices, as proposed by the professional master degree.
Palavras-chave: Ensino superior
Hospitais de ensino
Equipe de assistência ao paciente
Preceptoria
Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina
Higher education
Teaching hospitals
Interdisciplinary health team
University Federal of Alagoas. Faculty of Medicine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: LEÃO, Suderlande da Silva. A interdisciplinaridade na residência multiprofissional de uma universidade federal do Nordeste: à óptica dos residentes. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5882
Data do documento: 26-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.