00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Josineide Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5392808108395010pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Antônio Carlos Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370112735730975pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria do Desterro da Costa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9093917168444283pt_BR
dc.creatorRodrigues, José Erickson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499408966480171pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T18:49:32Z-
dc.date.available2019-08-15-
dc.date.available2019-09-04T18:49:32Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, José Erickson. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno e a influência na formação profissional em um curso de graduação em Fisioterapia no estado de Alagoas. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5881-
dc.description.abstractThis was a cross-sectional, analytical qualitative study, carried out in the undergraduate course in Physical Therapy of the Centro Universitário CESMAC, in the municipality of Maceió / AL, from November to December 2017, to which 16 students from the course participated day, enrolled in the last period of the course. They participated in an individual semistructured interview, lasting between five and ten minutes, on the teacher-student relationship. For the analysis of the statements, the Collective Subject Discourse was used. From the analysis of students' discourses, a satisfactory and quiet relationship was perceived, in which the majority considered the teachers welcoming and accessible inside and outside the classroom, which positively influenced their formation. However, it was observed that teachers have different characteristics, and among these, some were identified with attitudes considered authoritarian, disrespectful and unethical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superior - Alagoaspt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectHigher Education – Alagoaspt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titlePercepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno e a influência na formação profissional em um curso de graduação em Fisioterapia no estado de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativePerceptions of university students on the teacher-student relationship and the influence on professional training in a course of Physical Therapy in the State of Alagoas.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pelas seguintes seções: apresentação; artigo original e um produto de avaliação a ela relacionados. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa, assim como um breve histórico sobre o tema estudado. O artigo original é oriundo da pesquisa “Percepções de Estudantes Universitários Sobre a Relação Professor-Aluno e a Influência na Formação Profissional em um Curso de Graduação em Fisioterapia no Estado de Alagoas”. A mesma buscou investigar a relação entre professor e aluno, através da ótica do aluno Tratou-se de um estudo transversal, analítico de caráter qualitativo, realizado no curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário CESMAC, no município de Maceió/AL, no período de novembro a dezembro de 2017, ao qual participaram do estudo 16 discentes do curso diurno, matriculados no último período do curso. Foi percebida uma relação satisfatória e tranquila, na qual a maioria considera os professores acolhedores e acessíveis dentro e fora da sala de aula, o que influenciou positivamente a sua formação. Entretanto, foram identificados algumas atitudes consideradas autoritárias, desrespeitosas e antiéticas, por parte de alguns professores. Diante da intenção de replicação, verificação e comparação com outras realidades, surgiu o interesse de transformar os resultados obtidos na pesquisa qualitativa em um questionário que facilitasse a mensuração da relação professor-aluno, bem como a replicação desta em outras realidades de ensino. Culminando na validação de um instrumento de avaliação da relação professor-aluno direcionado ao ensino superior como produto desta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno e a.pdfPercepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno e a influência na formação profissional em um curso de graduação em Fisioterapia no estado de Alagoas767.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.