06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.creatorFeitosa, Maria Edneia Bezerra-
dc.date.accessioned2019-09-04T17:00:04Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T17:00:04Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationFEITOSA, Maria Edneia Bezerra. As práticas para inclusão escolar de um estudante com autismo: um estudo de caso numa escola do município de Delmiro Gouveia – AL. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5873-
dc.description.abstractThe present study aims to challenge pedagogical actions for the development of skills and the consequent inclusion of a child with Autistic Spectrum Disorder in a regular classroom, emphasizing the partnership between the full professor, support teacher and classroom teacher. of multifunctional features. Supported by the idea of inclusion as a guarantee of equal opportunities for students with Special Educational Needs (SEN), which guarantees them quality and permanence in the regular classroom space. Providing them with opportunities for better performance of their autonomy and overcoming their limits. We explored the concepts of integration, exclusion and inclusion, in order to reflect the concepts employed about inclusive school in the light of the pedagogical approach to special education, as well as examining the multiprofessional work involved in diagnosing students with Autistic Spectrum Disorder (ASD). The approached methodology has an exploratory research, which is documentary and outlining in a case study. The data presented throughout the investigation were collected through interviews with the teachers involved more directly with the researched student. We list our analysis from some aspects, such as: the partnership between the professionals directly involved with the student, the adaptations made to the curriculum on the perception of inclusion, as well as the articulation between the teachers in their care and finally, We explain about the access, permanence and difficulties in the student's involvement with the institution and its professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectNecessidade Educativa Especial - NEEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleAs práticas para inclusão escolar de um estudante com autismo: um estudo de caso numa escola do município de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO estudo apresentado tem como objetivo central, contestar ações pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades e consequente inclusão de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista em sala de aula regular, enfatizando o trabalho de parceria entre professor titular, professor de apoio e professor da sala de recursos multifuncionais. Respaldado na ideia de inclusão como garantia de oportunidades iguais aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), das quais garante-lhes qualidade e permanência no espaço da sala de aula regulas. Proporcionando-lhes oportunidades de melhor desempenho de sua autonomia e na superação de seus limites. Exploramos os conceitos de integração, exclusão e inclusão, a fim de refletirmos os conceitos empregados sobre a escola inclusiva diante do olhar pedagógico para a educação especial, além de examinarmos o trabalho multiprofissional envolvido no diagnóstico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia abordada, conta com uma pesquisa exploratória, sendo ela, documental e delineando-se em um estudo de caso. Os dados apresentados ao longo da investigação foram colhidos por meio de entrevistas com as professoras envolvidas de forma mais direta com o estudante pesquisado. Elencamos nossa analise a partir de alguns aspectos, tais como: a parceria entre os profissionais envolvidos de forma direta com o estudante, as adaptações feitas ao currículo sobre a percepção de inclusão, bem como a articulação entre as professoras no seu atendimento e por fim, explanamos sobre o acesso, permanência e dificuldades no envolvimento do estudante para com a instituição e seus profissionais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.