00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorMota, José Janailson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934277131346219pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T19:28:41Z-
dc.date.available2019-08-12-
dc.date.available2019-09-03T19:28:41Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.citationMOTA, José Janailson. Álgebra escolar: problemas de estrutura algébrica no 7°ano do Ensino fundamental. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5864-
dc.description.abstractMathematical problems help students understand the meaning of mathematical knowledge, as well as the development of reasoning ability. This paper aims to show that the application of a didactic sequence composed by mathematical games workshops can contribute to the 7th grade elementary school students to develop problem solving skills of algebraic structure. Starting from the birth of algebra and school algebra, going through the usefulness of the problem solving equations, collecting results in 8th grade classes of public schools in the 7th grade. It is in the 7th grade of elementary school that the student has his first contact with the study of algebraic structure problems. Then, the didactic sequence composed of game workshops was applied, collecting data before and after its realization. The acquired results were analyzed and the work investigated if these results were favorable. The acquired results were analyzed and the work investigated if these results were favorable. If the results were not favorable, one of the schools investigated was chosen to apply the didactic sequence of intervention, aiming to obtain more significant results. For this work, we consider as significant results those that are superior to the results collected before the application of the workshops. Finally, the paper seeks a reflection on the acquired results and also seeks to propose suggestions for future work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectMatemática – Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.subjectMathematics - Problem Solvingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleÁlgebra escolar: problemas de estrutura algébrica no 7°ano do Ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSchool algebra: algebraic structure problems in 7th gradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs problemas matemáticos ajudam os alunos na compreensão do significado de conhecimentos matemáticos, assim como também no desenvolvimento da capacidade de raciocínio. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a aplicação de uma sequência didática composta por oficinas de jogos matemáticos pode contribuir para que estudantes do 7°ano do Ensino Fundamental consigam desenvolver habilidades de resolução de problemas de estrutura algébrica. Partindo do nascimento da álgebra e da álgebra escolar, passando pela utilidade das equações de resolver problemas, coletando resultados em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino, que já cursaram o 7º ano. É no 7º ano do Ensino Fundamental que o estudante tem seu primeiro contato com o estudo dos problemas de estrutura algébrica. Em seguida, foi realizada a aplicação da sequência didática composta por oficinas de jogos, fazendo a coleta dos dados antes e depois da sua realização. Os resultados adquiridos foram analisados e o trabalho investigou se esses resultados foram favoráveis. Caso os resultados não tenham sido favoráveis, escolheu-se uma das escolas investigadas para que seja aplicada a sequência didática de intervenção, visando obter resultados mais significativos. Para este trabalho, considera-se como resultados significativos aqueles que forem superiores aos resultados coletados antes da aplicação das oficinas. Por fim, o trabalho busca uma reflexão sobre os resultados adquiridos e busca também propor sugestões para trabalhos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álgebra escolar problemas de estrutura algébrica no 7°ano do ensino fundamental.pdf4.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.