00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5857
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido: considerações a partir de interfaces digitais
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning in the blended teaching: considerations from digital interfaces
Autor(es): Silva, Maria Quinor Vicente da
Primeiro Orientador: Freitas, Maria Auxiliadora Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Kathia Marise Borges
Resumo: O presente estudo centra-se nos fundamentos da avaliação da aprendizagem, ancorado na epistemologia formativa e seus desdobramentos teórico-metodológicos associados ao ensino híbrido e às possibilidades das tecnologias digitais de informação e comunicação no cenário educacional contemporâneo. Para tanto, parte do seguinte questionamento: quais fundamentos teórico-metodológicos do ensino híbrido podem contribuir para a avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa? Nesse contexto, a pesquisa propõe contribuir com os fundamentos teórico-metodológicos da avaliação da aprendizagem e seus atuais desdobramentos no processo do ensino híbrido. Para tal, assegura-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória, alicerçada nos estudos de natureza bibliográfica. A coleta de dados consiste em pesquisas em livros, na biblioteca eletrônica Scielo e artigos de periódicos referentes à temática. Na exploração dos eixos conceituais priorizaram-se os conceitos de ensino híbrido, diálogo diagnostico, personalização, mediação e feedback todos perpassando a perspectiva de uma avaliação da aprendizagem em contexto híbrido de formação. Os resultados são desdobramentos das discussões teóricas e metodológicas sobre o objeto de estudo, os quais indicam as principais concepções de avaliação que influenciam o ato de avaliar na escola, ao tempo em que evidenciam alternativas possíveis de ressignificar a prática pedagógica, alicerçadas na abordagem do ensino híbrido e no uso didático-pedagógico das TDIC. O estudo destaca o conceito de personalização no âmbito da avaliação, na intenção de contribuir com o professor para conhecer a melhor forma do aluno aprender, indicando os modelos de sala de aula invertida, rotação por estações e laboratório rotacional. A categoria da mediação da aprendizagem é discutida, a partir de desafios postos ao professor, refletindo em novas maneiras de ensinar, de aprender e avaliar, com vistas à construção de uma aprendizagem significativa. Igualmente, os resultados indicam que a avaliação no contexto do ensino híbrido implicam em novas possibilidades associadas ao uso de recursos e mídias digitais, inseridas na formação docente para planejar ações metodológicas adaptadas à cultura, à estrutura tecnológica da escola e às necessidades grupais e individuais dos alunos. Do ponto de vista acadêmico, esses aspectos são relevantes, por constituírem possibilidades para fomentar novas pesquisas e ressignificar a prática avaliativa, no cerne do ensino híbrido, condizentes com os princípios da avaliação processual/ formativa.
Abstract: The present study focuses on the fundamentals of learning assessment, anchored in the formative epistemology and its theoretical-methodologicals developments associated to the blended teaching and the possibilities of the DICT in the contemporary educational scenario. Therefore, part of the following question: what theoretical-methodological foundations of blended teaching can contribute to the assessment of learning in formative perspective? In this context, the research proposes to contribute with the theoretical and methodological fundamental of learning assessment, and its current developments in the blended teaching process. For this, it assures itself in the qualitative approach, of the exploratory type, based on studies of a bibliographic nature. Data collection consists of searches in books, the Scielo e-library and periodical articles related to the topic. In the exploration of the conceptual axes, the concepts blended teaching, diagnostic dialogue, personalization, mediation and feedback were all prioritized, crossing the perspective of an assessment of learning in a blending context of formation. The results are the result of the theoretical and methodological discussions about the object of study, which indicate the main conceptions of assessment that influence the act of assessment in the school, while at the same time evidencing possible alternatives to re-significate the pedagogical practice, based on the teaching approach blending learning and in the didactic-pedagogical use of DICT. The study evidence the concept of personalization in the scope of e assessment, in the intention of contributing with the teacher to know the best way of the student to learn, indicating the models of flipped classroom, station rotation and lab rotation.The category of learning mediation is discussed, from challenges posed to the teacher, reflecting on new ways of teaching, learning and assessment, in order to construct meaningful learning. Equally, the results indicate that the assessment in the context blended teaching implies new possibilities associated with the use of resources and digital media, inserted in the teacher training to plan methodological actions adapted to the culture, the technological structure of the school and the group and individual needs of the students. From the academic point of view, these aspects are relevant, since they constitute possibilities to foster new research and to re-significate the assessment practice, at the core of blended teaching, in keeping with the principles of procedural / formative assessment.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino híbrido
Tecnologia da informação e da comunicação
Assessment of learning
Blended teaching
Information and Communication Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria Quinor Vicente da. Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido: considerações a partir de interfaces digitais. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5857
Data do documento: 6-jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido - considerações a partir de interfaces digitais.pdfAvaliação da aprendizagem no ensino híbrido: considerações a partir de interfaces digitais2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.