06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Esdras dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977688812266806pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hélio Felipe Freitas de Almeida da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9198251115762230pt_BR
dc.contributor.referee2Omena Neto, Alcides José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104097477810165pt_BR
dc.creatorRibeiro, Maria Daniela Souza-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:35:54Z-
dc.date.available2019-08-07-
dc.date.available2019-08-30T18:35:54Z-
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria Daniela Souza. Análise da estrutura curricular dos cursos de ciências contábeis nas instituições públicas de ensino superior do estado de Alagoas versus a estrutura proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5833-
dc.description.abstractThe economic and financial scenario, national and international, influences the formation of curricular guidelines and the contents of the Courses of Accounting Sciences, as it will develop skills and abilities in the training of students and, above all, future graduates who, possibly, will be in the job market . In the present research, the objective was to make a comparative analysis between the Curricular Structure of the Accounting Sciences Courses in the Public Institutions of Higher Education of the State of Alagoas and the structure proposed by the international organizations. As to the methodology, this research is characterized as: applied, descriptive and documentary. Also, a qualitative approach is used, since one can observe the reality of the Graduate Courses of Accounting Sciences of Public Institutions of Higher Education in the state of Alagoas. As a result, it was verified that knowledge in blocks helped to identify the approaches of the curricular structure of the Course of Graduation of Sciences of the HEIs in the state of Alagoas. Also, it was observed that the Curricular Structure of the HEI that presented the knowledge acquired in the formation of the students that most resembled the proposal for the World Curriculum was the Federal University of Alagoas (UFAL) in the municipality of Santana do Ipanema because it contains a more complete Curricular Structure, which is in accordance with the proposed World Curriculum, in spite of the other HEIs also have similarities, but there are still shortages of knowledge offered by other Universities focused on the Accounting Professional that serves the global market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstrutura curricularpt_BR
dc.subjectCurrículo mundialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleAnálise da estrutura curricular dos cursos de ciências contábeis nas instituições públicas de ensino superior do estado de Alagoas versus a estrutura proposta pela ONU/UNCTAD/ISARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, deve influenciar na formação das diretrizes curriculares e no conteúdo dos Cursos de Ciências Contábeis, pois vai demandar competências e habilidades na formação dos discentes e, sobretudo, dos futuros egressos que, possivelmente, estarão no mercado de trabalho. Na presente pesquisa, objetivou-se fazer uma análise comparativa entre a Estrutura Curricular dos Cursos de Ciências Contábeis nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Alagoas e a estrutura proposta pelos organismos internacionais. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como: aplicada, descritiva e documental. Também, utiliza-se uma abordagem qualitativa, pois se observa a realidade dos Cursos de Graduação de Ciências Contábeis das Instituições Públicas de Ensino Superior no estado de Alagoas. Como resultado, verificou-se que conhecimentos em blocos ajudaram a identificar os enfoques das estruturas curriculares do Curso de Graduação de Ciências Contábeis das IES no estado de Alagoas. Também, observou-se que a Estrutura Curricular da IES que apresentou os conhecimentos adquiridos na formação dos discentes que mais se assemelham com proposta pelo Currículo Mundial foi o da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do município de Santana do Ipanema por conter uma Estrutura Curricular mais completa, e que está de acordo com o Currículo Mundial proposto, apesar das demais IES também possuírem similaridade, mas ainda há carências de conhecimentos ofertados pelas demais Universidades voltados ao Profissional da Contabilidade que atenda ao mercado global.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.