00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rechenberg, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380525227078672pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, João Martinho Braga de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2286031848010519pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rafael de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0401378145119525pt_BR
dc.creatorSouza, Iara Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1016338620371902pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T14:10:44Z-
dc.date.available2019-08-05-
dc.date.available2019-08-30T14:10:44Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Iara Ferreira de“Eu sou alagoano, aonde o Guerreiro mora” : uma etnografia sobre o compartilhamento de fotografias de Guerreiro do arquivo etnográfico de Théo Brandão. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5818-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the sharing of photos of “Guerreiro”, an immaterial patrimony of Alagoas, with three “brincantes” of active Guerreiros in Maceió/AL; they are Mrs. Marlene, Mrs. Dolores and Mr. Lourenço. This initiative is part of the project "Memory and Photography in Alagoano Folklore: from Preservation to Image Sharing", coordinated by Professor Fernanda Rechenberg. The field research occurred between 2017 and 2018. The investigation includes: a) the research on the ethnographic archive of Théo Brandão trancing his “material system” b) the participant observation at the rehearsals and presentations of the “Guerreiros São Pedro Alagoano and Vencedor Alagoano”. I also interviewed Mrs. Marlene, Mrs. Dolores and Mr. Lourenço and used the photographs to "make them speak" (the photo-elicitation method). For many years, museums were the space where researchers made expositions about socially minority groups, but these representations went through revisions after the postcolonial critique. As a response to these analyzes and criticisms museums started to re-signify collections through groups historically silenced, making them participate of shared curatorship, for example. Therefore, the memories of Mrs. Marlene, Mrs. Dolores and Mr. Lourenço re-signified the photographs of the ethnographic archive of Théo Brandão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu Théo Brandão de Antropologia e Folclorept_BR
dc.subjectGuerreiro (Folguedo folclórico) - Alagoaspt_BR
dc.subjectFotografia na etnologiapt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectTheo Brandão Museum of Anthropology and Folklorept_BR
dc.subjectGuerreiro (Folguedo Folkloric) – Alagoaspt_BR
dc.subjectPhotography in ethnologypt_BR
dc.subjectCollective memorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.title“Eu sou alagoano, aonde o Guerreiro mora” : uma etnografia sobre o compartilhamento de fotografias de Guerreiro do arquivo etnográfico de Théo Brandãopt_BR
dc.title.alternative"Yo soy alagoano, donde vive el guerrero": uma etnografía a cerca del compartir de el grafias de guerreros el archivo etnográfico de Théo Brandãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga os desdobramentos do compartilhamento de fotografias de Guerreiro, patrimônio imaterial alagoano, com três brincantes de Guerreiros ativos em Maceió/AL: Dona Marlene, Dona Dolores e Senhor Lourenço. A ação foi fruto do projeto “Memória e Fotografia no Folclore Alagoano: da Preservação ao Compartilhamento de Imagens”, coordenado pela professora Fernanda Rechenberg. A pesquisa de campo foi realizada entre outubro de 2017 e outubro de 2018 e abrange: a) investigação no arquivo etnográfico de Théo Brandão, salvaguardado pelo Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, traçando o “sistema material” em que as imagens do Guerreiro de João Amado estão envolvidas; b) observação participante nos ensaios e nas apresentações dos Guerreiros São Pedro Alagoano e Vencedor Alagoano; c) a entrevista com os brincantes e o compartilhamento das fotografias do arquivo etnográfico, utilizadas para “fazer o interlocutor falar”. Por um longo período, os museus foram o espaço onde pesquisadores expuseram os objetos de grupos socialmente minoritários, com a crítica pós-colonial, tais representações passaram a ser questionadas. Como reposta a essas análises e críticas, surgiram, nos museus, ações que visam a ressignificação das coleções por meio da participação de grupos historicamente silenciados. Nesse sentido, há o entendimento de que as memórias de Dona Marlene, Dona Dolores e Senhor Lourenço ressignificaram as fotografias do arquivo etnográfico de Théo Brandão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.