00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dantas, Anderson de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746362792333415pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Paulo da Cruz Freire dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885796449901486pt_BR
dc.contributor.referee2Rosário, Francisco José Peixoto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4085359871925493pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Eliane Moreira Sá de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4454182958023791pt_BR
dc.creatorFerreira, Dayana Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561852906738384pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-28T18:52:42Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2019-08-28T18:52:42Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Dayana Alves. O processo de construção do plano diretor no planejamento universitário da UFAL Campus Arapiraca: um estudo de caso. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5805-
dc.description.abstractThis dissertation is being published in a Federal Higher Education in order to discuss the elaboration of the Master Plan of a Higher Education Institution. The chosen locus was the Arapiraca Campus of the Federal University of Alagoas (hereinafter UFAL). The objective was to develop and analyze the federal higher education rules as the Master Plan in the training plan of the Campus of Arapiraca from Ufal to evaluate its implementation process. The academic and social strategy of the research was driven by the fact that the Master Plan as a new initiative has evolved into an additional process. Theoretically, we are basing our discussion on the works of Pereira (2010), Matos (1999), Drucker (1998), Mintzberg, Ahlstrand and Lampel (2000), Hamel and Prahalad (2000), Cunha (1996), Herman and Watters (2002), Kerzner (2009), Putnam (2008), Antunes and Gonçalves (2010), Lizote (2013), Kerr (1982), Baldridge (1982), Lang (1990) and Porter (2001). The means of investigation, as well as the studies adopted, were researched at the documentary level, where a case study of descriptions and demonstrations of documents by documents was necessary. It was concluded that old problems remain in the management of the University. The process of implementation of the Arapiraca Administration Plan was successful in its implementation and in the control of operations of the administrative processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca - Plano diretorpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectFederal Higher Education Institutionspt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas - Arapiraca Campus - Master planpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleO processo de construção do plano diretor no planejamento universitário da UFAL Campus Arapiraca: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação tratar-se-á da administração pública no ensino superior federal em relação à elaboração do Plano Diretor no Planejamento Estratégico de uma Instituição de Ensino Superior. O lócus escolhido foi o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (doravante UFAL). O objetivo foi redesenhar o processo para construção de um Plano Diretor no Campus Arapiraca, para tanto o mesmo será descrito, analisado sob o enfoque da teoria do Planejamento e sugerido plano de melhoria. Teoricamente, recorreu-se a Pereira (2010), Oliveira (2001), Matos (1999), Drucker (1998), Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), Hamel e Prahalad (2000), Cunha (1996), Herman e Watters (2002), Kerzner (2009), Putnam (2008), Antunes e Gonçalves (2010), Lizote (2013), Kerr (1982), Baldridge (1982), Lang (1990) e Porter (2001) tomando como base empírica a teoria de Planejamento e a construção do Plano Diretor do Campus Arapiraca como forma de análise. Os meios de investigação, bem como os procedimentos técnicos adotados denotaram uma pesquisa bibliográfica documental, onde imperou um estudo de caso a partir de descrições e mostras referenciadas por documentos norteadores. Concluiu-se que embora ainda se enfrentem velhos e conhecidos problemas no âmbito da gestão universitária, o processo de construção do Plano Diretor do Campus Arapiraca contornou com êxito os conflitos comuns à implantação desse novo modelo de planejamento. A importância acadêmica e social da pesquisa se deu pelo fato do Plano Diretor de uma universidade objetivar-se em um instrumento adicional ao processo de planejamento e suas contribuições se direcionam ao meio acadêmico e às universidades que desejarem avançar na resolução de seus problemas de gestão a partir de utilização de planos estratégicos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.